• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1969.tde-20240301-154347
Documento
Autor
Nombre completo
Izairton Martins do Carmo
Instituto/Escuela/Facultad
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1969
Director
Título en portugués
Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
CARNE BOVINA
COMERCIALIZAÇÃO
SÃO PAULO
Resumen en portugués
Neste estudo analisa-se o suprimento de carne bovina para a Cidade de São Paulo, descreve-se seu atual sistema de distribuição de carne, determinam-se as margens de comercialização e a política de margem adotada pelos comerciantes varejistas e atacadistas, procurando-se ainda, identificar os principais problemas relacionados com a comercialização. Foram utilizados dados básicos secundários, colhidos junto ao Instituto de Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e da Fundação IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram entrevistados e preenchidos questionários com gerentes de frigoríficos e de emprêsas transportadoras de animais vivos e carnes resfriadas. Com o objetivo de verificar se os “markups” no varejo e no atacado são percentuais ou não, utiliza-se um modêlo de regressão linear simples, sendo o ajustamento feito pelo método dos quadrados mínimos. Além disso, discutem-se os processos e sistemas de compra, transporte, processamento e distribuição de carne bovina na Cidade de São Paulo. Dá-se ênfase à análise dos canais de comercialização atualmente usados.
Resumen en inglés
This study focuses on certain problems related to the supplying of beef to the city of São Paulo. An attempt is made to describe the present system of distribution of beef, determine profit margins in operation and the policies of both wholesale and retail suppliers, in this way identifying the principal problems related to beef marketing. Basic, secondary data were used gathered from the Institute or Agricultural Economics or the Secretary of Agriculture of the State of São Paulo and the Brazilian Institute of Geography and Statistics. Managers of cold storage plants and of transportation companies were interviewed and asked, to fill on schedules. This was done both for distributors of frozen meats and for live animals. In order to determine if “mark-ups” were flexible or not a simple linear regression model of analysis was used adjusted through the use of the method of least squares.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
725117.pdf (18.33 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.