• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1980.tde-20240522-110334
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Teodoro de Castro
Unidade da USP
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1980
Orientador
Título em português
Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
Palavras-chave em português
EVAPOTRANSPIRAÇÃO
MILHO
Resumo em português
Pela aplicação da lei de conservação das massas em um volume de controle de solo, pertencente ao grande grupo Terra Roxa Estrutura- da (Alfisol), localizado no Posto Agrometeorológico da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, da Universidade de São Paulo, estudou-se a evapotranspiração real de uma cultura de milho (Zea mays, L.) Os dados resultantes de evapotranspiração real, estimada pelo método do balanço hídrico, foram correlacionados com os de evapotranspiração estimada pelo método de Penman e com os de evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. Foi também determinado um coeficiente de cultura (Kc), para o período considerado. Obtiveram-se altos coeficientes de correlação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração estimada pelo método de Penman e entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. O coeficiente de cultura (0,75) para o milho, foi obtido para o segundo estágio de desenvolvimento e seu valor está dentro dos limites de variação encontrados na literatura e utilizado em projetos de irrigação.
Resumo em inglês
In a soil (Alfisol) located at the Meteorological Station of Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (LISP). Piracicaba, SP, Brazil, the actual evapotranspiration of a corn (Zea mays, L.) crop was estimated by the water balance method. The results obtained from this method were correlated with those estimated by Penman's method and with the potential evapotranspiration estimated from "Class A" evaporation pan. also estimated for the considered period. A crop coefficient (Kc) was Linear cqrrelation coefficients greater than 0,98 were obtained between actual evapotranspiration and evapotranspiration estimated by Penman's method and between actual evapotranspiration and potential evapotranspiration estimated from ?Class A? evaporation pan. The crop coefficiente value obtained for the second stage of development of the crop was 0,75 which is in accordance with literature values.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.