• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.1985.tde-20240603-102139
Document
Author
Full name
Joaquim Albenísio Gomes da Silveira
Institute/School/College
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1985
Supervisor
Title in Portuguese
Interações entre assimilação de nitrogênio e o crescimento de cana-de-açúcar (Saccharum spp) cultivada em condições de campo
Keywords in Portuguese
CANA-DE-AÇÚCAR
NITROGÊNIO
Abstract in Portuguese
Levando-se em consideração as limitações impostas pela complexidade dos fenômenos biológicos, associada a fatores climáticos, genéticos e do solo, a análise dos dados do presente trabalho permite as conclusões que se seguem. As maiores taxas de absorção de nitrogênio e de atividade de Redutase de Nitrato na cultura de cana-de-açúcar ocorrem nos estádios iniciais do crescimento, decrescendo bruscamente com o aumento da idade. Existe uma correlação estreita e linear entre a taxa de absorção de nitrogênio e a atividade de Redutase de Nitrato. Os valores máximos de taxa de absorção de nitrogênio e de atividade de Redutase de Nitrato antecedem, no tempo, os valores máximos de Taxa de Assimilação Líquida e Taxa de Crescimento da Cultura, explicando o decréscimo exponencial da % de N na parte aérea de cana-de-açúcar. Elevados níveis de nitrogênio no solo provocam aumentos nas taxas de absorção de nitrogênio e na atividade de Redutase de Nitrato, acarretando grande diminuição nas concentrações de açúcares redutores e açúcares solúveis totais do colmo e bainha durante um período de terminado do crescimento. Plantas de cana-de-açúcar contendo elevadas concentrações de nitrogênio (%N) apresentam maior área foliar / planta, maior número de perfilhas e menor eficiência fisiológica de utilização de nitrogênio. A vinhaça no solo provoca diminuição na concentração de açúcares redutores do colmo e bainha, sem afetar, contudo, a absorção de nitrogênio nem a atividade de Redutase de Nitrato. A concentração de proteínas solúveis, N0-3 e N-αNH2 solúvel, aminoácidos e valores dos índices fisiológicos de crescimento indicam que o crescimento e o metabolismo do nitrogênio não são afetados significativamente pela presença de vinhaça no solo.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2024-06-03
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.