• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2019.tde-20191218-105930
Documento
Autor
Nombre completo
Artur Gustavo Muller
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1991
Director
Título en portugués
Comportamento térmico do solo e do ar em alface (Lactuca sativa L.) para diferentes tipos de cobertura do solo
Palabras clave en portugués
ALFACE
COBERTURA DO SOLO
CRESCIMENTO
TEMPERATURA DO SOLO
Resumen en portugués
O trabalho consistiu na determinacao do comportamento térmico do solo e do ar em cultura de alface, nas camadas próximas à superfície do solo, através de sensores térmicos de resistência elétrica do tipo NTC (coeficiente térmico negativo) instalados 5,10 e 20 cm de altura e a três profundidades em relação a superfície do solo, sendo posteriormente feita a estimativa da temperatura do solo a 2,5 e 10 cm de profundidades. Os tratamentos analisados foram as coberturas do solo com bidim preto, bidim cinza, bagacilho de cana e a testemunha com o solo sem cobertura. Cada tratamento constou de três parcelas experimentais que eram constituídas por canteiros de 10 m x 1.2 m com 4 linhas de alface (Lactuca sativa L.) espaçadas em 0.30 x 0.30 m. Os sensores térmicos estavam fixos nos diferentes níveis de altura e profundidade em torres de PVC sendo que foram instaladas 3 torres (repetições) em cada canteiro central dos difererentes tratamementos. As leituras de temperatura foram realizadas em dias tipicos de céu claro a partir das 6h até às 20h em intervalos de 20 min. A análise de crescimento foi realizada com amostragens, a partir do 22º dia de 10 em 10 dias, com a determinação do peso seco da planta, índice de área foliar e taxa de assimilação líquida. A partir dos dados das quatro datas de leituras utilizadas para este trabalho foi encontrada uma diminuição da temperatura máxima e da amplitude térmica do solo nos tratamentos com as diferentes coberturas em relação ao solo nu, porém as variações na taxa de assimilação líquida nos períodos observados não puderam ser correlacionadas às variações de temperatura do solo, pois os tratamentos que se destacaram foram o bidim preto e o solo nu que tiveram comportamentos distintos.
Título en inglés
Soil and air thermal behaviour for different soil covers in lettuce crop (Lactuca sativa L.) and its influence on plant growth
Resumen en inglés
not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MullerArturGustavo.pdf (15.03 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-12-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.