• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2019.tde-20191218-105930
Document
Auteur
Nom complet
Artur Gustavo Muller
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 1991
Directeur
Titre en portugais
Comportamento térmico do solo e do ar em alface (Lactuca sativa L.) para diferentes tipos de cobertura do solo
Mots-clés en portugais
ALFACE
COBERTURA DO SOLO
CRESCIMENTO
TEMPERATURA DO SOLO
Resumé en portugais
O trabalho consistiu na determinacao do comportamento térmico do solo e do ar em cultura de alface, nas camadas próximas à superfície do solo, através de sensores térmicos de resistência elétrica do tipo NTC (coeficiente térmico negativo) instalados 5,10 e 20 cm de altura e a três profundidades em relação a superfície do solo, sendo posteriormente feita a estimativa da temperatura do solo a 2,5 e 10 cm de profundidades. Os tratamentos analisados foram as coberturas do solo com bidim preto, bidim cinza, bagacilho de cana e a testemunha com o solo sem cobertura. Cada tratamento constou de três parcelas experimentais que eram constituídas por canteiros de 10 m x 1.2 m com 4 linhas de alface (Lactuca sativa L.) espaçadas em 0.30 x 0.30 m. Os sensores térmicos estavam fixos nos diferentes níveis de altura e profundidade em torres de PVC sendo que foram instaladas 3 torres (repetições) em cada canteiro central dos difererentes tratamementos. As leituras de temperatura foram realizadas em dias tipicos de céu claro a partir das 6h até às 20h em intervalos de 20 min. A análise de crescimento foi realizada com amostragens, a partir do 22º dia de 10 em 10 dias, com a determinação do peso seco da planta, índice de área foliar e taxa de assimilação líquida. A partir dos dados das quatro datas de leituras utilizadas para este trabalho foi encontrada uma diminuição da temperatura máxima e da amplitude térmica do solo nos tratamentos com as diferentes coberturas em relação ao solo nu, porém as variações na taxa de assimilação líquida nos períodos observados não puderam ser correlacionadas às variações de temperatura do solo, pois os tratamentos que se destacaram foram o bidim preto e o solo nu que tiveram comportamentos distintos.
Titre en anglais
Soil and air thermal behaviour for different soil covers in lettuce crop (Lactuca sativa L.) and its influence on plant growth
Resumé en anglais
not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MullerArturGustavo.pdf (15.03 Mbytes)
Date de Publication
2019-12-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.