• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2019.tde-20191218-105930
Documento
Autor
Nome completo
Artur Gustavo Muller
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1991
Orientador
Título em português
Comportamento térmico do solo e do ar em alface (Lactuca sativa L.) para diferentes tipos de cobertura do solo
Palavras-chave em português
ALFACE
COBERTURA DO SOLO
CRESCIMENTO
TEMPERATURA DO SOLO
Resumo em português
O trabalho consistiu na determinacao do comportamento térmico do solo e do ar em cultura de alface, nas camadas próximas à superfície do solo, através de sensores térmicos de resistência elétrica do tipo NTC (coeficiente térmico negativo) instalados 5,10 e 20 cm de altura e a três profundidades em relação a superfície do solo, sendo posteriormente feita a estimativa da temperatura do solo a 2,5 e 10 cm de profundidades. Os tratamentos analisados foram as coberturas do solo com bidim preto, bidim cinza, bagacilho de cana e a testemunha com o solo sem cobertura. Cada tratamento constou de três parcelas experimentais que eram constituídas por canteiros de 10 m x 1.2 m com 4 linhas de alface (Lactuca sativa L.) espaçadas em 0.30 x 0.30 m. Os sensores térmicos estavam fixos nos diferentes níveis de altura e profundidade em torres de PVC sendo que foram instaladas 3 torres (repetições) em cada canteiro central dos difererentes tratamementos. As leituras de temperatura foram realizadas em dias tipicos de céu claro a partir das 6h até às 20h em intervalos de 20 min. A análise de crescimento foi realizada com amostragens, a partir do 22º dia de 10 em 10 dias, com a determinação do peso seco da planta, índice de área foliar e taxa de assimilação líquida. A partir dos dados das quatro datas de leituras utilizadas para este trabalho foi encontrada uma diminuição da temperatura máxima e da amplitude térmica do solo nos tratamentos com as diferentes coberturas em relação ao solo nu, porém as variações na taxa de assimilação líquida nos períodos observados não puderam ser correlacionadas às variações de temperatura do solo, pois os tratamentos que se destacaram foram o bidim preto e o solo nu que tiveram comportamentos distintos.
Título em inglês
Soil and air thermal behaviour for different soil covers in lettuce crop (Lactuca sativa L.) and its influence on plant growth
Resumo em inglês
not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MullerArturGustavo.pdf (15.03 Mbytes)
Data de Publicação
2019-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.