• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1979.tde-20220207-204540
Documento
Autor
Nome completo
Italo Augusto de Souza Alberio
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1979
Orientador
Título em português
Estudo sobre modificações introduzidas no tanque Classe A e no método de Penman
Palavras-chave em português
EVAPORAÇÃO
EVAPOTRANSPIRAÇÃO
MÉTODO DE PENMAN
TANQUE CLASSE A
Resumo em português
O presente trabalho teve por objetivo o estudo sobre simplificação de métodos de medida e de estimativa, tanto da evaporação da água como da evapotranspiração, baseados em tanque Classe A, no método de Penman e em evapotranspirômetros. Desenvolveu-se um sistema de medidas para o tanque Classe A, em que sifões em paralelo mantem o mesmo nível da água a cada recarga diária, minimizando erros pela simplificação da leitura sem perda da precisão, reduzindo o custo do equipamento. Apresentou-se, também, uma simplificação da equação de Penman para a estimativa da evaporação da água e da evapotranspiração potencial, de modo a permitir o emprego do método em regiões carentes de equipamento, servindo-se do evaporímetro Piche para a determinação do componente aerodinâmico, resultando nas seguintes equações para a região de Piracicaba: (Descrito na Dissertação). Os coeficientes entre a evaporação estimada pelo método de Penman, tanto na sua forma original como na simplificada e os tanques Classe A tradicional e simplificado, mostraram-se coerentes com os resultados encontrados por OLIVEIRA ( 1971). Discutiu-se, ainda, a e equação indicada por Peman para a estimativa do têrmo aerodinâmico na sua forma original, em teste que se realizou com o tanque Classe A sifonado, dando-lhe condições de sombreamento. Por fim, confrontou-se valores de evapotranspiração estimada pelo método de Penman simplificado com os medidos nos evapotranspirômetros, para um melhor juízo do comportamento da modificação proposta.
Título em inglês
Not available
Resumo em inglês
Simplifications in measurement and estimation methods of water evaporation and potential evapotranspiration were the main objectives of this research work. A Class A pan modification was adopted with siphons maintaining the zero reference level by the time of pan refilling. This procedure minimized errors and simplified the water level observations without loss of precision. A modified Penmans equation is presented for water evaporation and evapotranspiration estimates. The simplified formulas were developed for the Piracicaba region and presented in the following form: (See dissertation). Evaporation estimated by the Penman's method in its original form or in its simplified version showed to be consistent with the results found by OLIVEIRA (1971), if compared with Class A pan. The aerodynamic term in Penman's equation is discussed and tests were performed with the siphoned Class A pans, under shade conditions. Potential evapotranspiration estimated by Penman' s simplified version formula agreed with evapotranspiro meter data, observd in the same period.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.