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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.11.2014.tde-03062014-153434
Documento
Autor
Nome completo
Victor Azambuja Gama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2014
Orientador
Banca examinadora
Kassouf, Ana Lucia (Presidente)
Miranda, Silvia Helena Galvao de
Santos, Marcelo Justus dos
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Spolador, Humberto Francisco Silva
Título em português
Os efeitos da qualidade da educação sobre a acumulação de capital humano e o crescimento econômico no Brasil
Palavras-chave em português
Capital humano
Desenvolvimento Econômico
Educação
Resumo em português
O objetivo do presente trabalho é analisar empiricamente a relação entre indicadores de qualidade da educação e o crescimento econômico no Brasil, com ênfase em medidas de qualidade da educação, representadas pelos resultados de provas em proficiência escolar ao nível dos estados brasileiros. A análise empírica, seguindo os conceitos de Hanushek e Kimko (2000) sobre a qualidade da educação, utilizou como referência metodológica dois modelos macroeconômicos tradicionais da análise do crescimento com capital humano: (i) o modelo de crescimento baseado na equação de Mincer; (ii) modelo de Solow estendido sugerido por Mankiw, Romer e Weil (1992). Utilizando a metodologia de dados em painel, os resultados sugerem que a quantidade de capital humano teve uma contribuição maior para o crescimento do produto por trabalhador do que a qualidade da força de trabalho. Alguns fatores que podem explicar a baixa contribuição da qualidade do capital humano para o crescimento são: o curto período de análise, a dificuldade em se obter medidas mais precisas de qualidade do capital humano, e na média, a qualidade do capital humano no país é comparativamente baixa (em relação a outros países), como resultado das muitas e reconhecidas deficiências do sistema educacional brasileiro.
Título em inglês
The effects of the education quality on human capital accumulation and economic growth in Brazil
Palavras-chave em inglês
Economic Development
Education
Human capital
Resumo em inglês
This research aims analyze empirically the relationship between indicators of education quality and economic growth in Brazil, emphasizing the measures of education quality represented by the results on school proficiency tests at the Brazilians states level. The empirical analysis, following the concepts of Hanushek e Kimko (2000) about quality education, was based on two traditional macroeconomic growth models with human capital: (i) the growth model based on the Mincer equation, (ii) extended Solow model suggested by Mankiw, Romer and Weil (1992). Using the panel data methodology, the results suggest the quantity of human capital had a greater contribution to the output per worker growth than the labor force quality. Some factors that may explain the low contribution of human capital quality to growth is the short period of analysis, the difficulty to define quality measures of human capital, and, on average, the quality of human capital in the country which is relatively low (compared with other countries), as a result of the many and recognized deficiencies of the Brazilian educational system.
 
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Data de Publicação
2014-06-10
 
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