• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.11.2003.tde-14072003-094610
Documento
Autor
Nombre completo
Roberto Arruda de Souza Lima
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2003
Director
Tribunal
Shirota, Ricardo (Presidente)
Moraes, Márcia Azanha Ferraz Dias de
Abramovay, Ricardo
Barros, Alexandre Lahoz Mendonca de
Braga, Marcio Bobik
Título en portugués
Informação, capital social e mercado de crédito rural.
Palabras clave en portugués
capital social
crédito rural
financiamento agrícola
mercado financeiro.
Resumen en portugués
Este estudo analisa o efeito da informação e do capital social sobre o volume de negócios no mercado de crédito rural. Discute-se a conexão entre capital social e informação e como esta relação pode contribuir para a redução dos custos de transação da intermediação financeira, de modo a permitir aumento no volume de crédito rural. Para análise empírica, foi elaborado e testado um modelo econométrico (lógite) utilizando dados referentes ao Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos de levantamentos estatísticos oficiais (censo agropecuário, LUPA e banco de dados do SEADE) referentes à safra 1995-1996. Os resultados indicam que o nível de capital social afeta o volume de crédito rural. Assim, incentivos, em especial com apoio do setor público, para formação e manutenção de capital social permitiriam aumento da eficiência da intermediação financeira e, em consequência, maior desenvolvimento do setor rural.
Título en inglés
Information, social capital and rural credit market.
Palabras clave en inglés
agricultural lending
financial market.
rural credit
social capital
Resumen en inglés
This study analyses the effect of information and social capital on the volume of contracts in the rural credit market. It discusses the connection between social capital and information and how this relation contributes to the reduction of financial intermediation’s transaction costs. A logit regression model was used to empirically test the effect of social capital on the volume of rural credit. The data, from the municipalities of the State of São Paulo, are from 1995 ~ 1996 official statistics (Farm Census, LUPA and SEADE’s data basis). The results indicate that the level of social capital affects the amount of rural credit. Thus, incentives to further increase and maintain social capital would increment the efficiency of financial intermediation and, as a consequence, help rural sector’s development.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
roberto1.pdf (636.22 Kbytes)
roberto2.pdf (13.32 Mbytes)
Fecha de Publicación
2003-08-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.