Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2003.tde-14072003-094610
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Arruda de Souza Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2003
Orientador
Banca examinadora
Shirota, Ricardo (Presidente)
Moraes, Márcia Azanha Ferraz Dias de
Abramovay, Ricardo
Barros, Alexandre Lahoz Mendonca de
Braga, Marcio Bobik
Título em português
Informação, capital social e mercado de crédito rural.
Palavras-chave em português
capital social
crédito rural
financiamento agrícola
mercado financeiro.
Resumo em português
Este estudo analisa o efeito da informação e do capital social sobre o
volume de negócios no mercado de crédito rural. Discute-se a conexão entre capital
social e informação e como esta relação pode contribuir para a redução dos custos de
transação da intermediação financeira, de modo a permitir aumento no volume de
crédito rural. Para análise empírica, foi elaborado e testado um modelo econométrico
(lógite) utilizando dados referentes ao Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos de
levantamentos estatísticos oficiais (censo agropecuário, LUPA e banco de dados do
SEADE) referentes à safra 1995-1996. Os resultados indicam que o nível de capital
social afeta o volume de crédito rural. Assim, incentivos, em especial com apoio do setor
público, para formação e manutenção de capital social permitiriam aumento da
eficiência da intermediação financeira e, em consequência, maior desenvolvimento do
setor rural.
Título em inglês
Information, social capital and rural credit market.
Palavras-chave em inglês
agricultural lending
financial market.
rural credit
social capital
Resumo em inglês
This study analyses the effect of information and social capital on the
volume of contracts in the rural credit market. It discusses the connection between
social capital and information and how this relation contributes to the reduction of
financial intermediations transaction costs. A logit regression model was used to
empirically test the effect of social capital on the volume of rural credit. The data, from
the municipalities of the State of São Paulo, are from 1995 ~ 1996 official statistics
(Farm Census, LUPA and SEADEs data basis). The results indicate that the level of
social capital affects the amount of rural credit. Thus, incentives to further increase and
maintain social capital would increment the efficiency of financial intermediation and,
as a consequence, help rural sectors development.
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Data de Publicação
2003-08-11