Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2003.tde-17092003-140938
Documento
Autor
Nome completo
Augusto Hauber Gameiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2003
Orientador
Banca examinadora
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Barros, Geraldo Sant Ana de Camargo
Castro Junior, Newton Rabello de
Lima Junior, Orlando Fontes
Título em português
Índices de preço para o transporte de cargas: o caso da soja a granel.
Palavras-chave em português
economia de transportes
frete
índice de preços
transporte de carga.
Resumo em português
Esta pesquisa foi motivada pela necessidade de desenvolvimento de uma
metodologia para elaboração de índices de preços para os fretes de cargas
agroindustriais no Brasil. O estudo das principais fórmulas utilizadas na elaboração dos
índices culminou com a apresentação de um ranking segundo sua superioridade no
atendimento às aproximações. Concluiu-se que os índices de Fisher e Walsh são aqueles
capazes de atender ao maior número de preceitos lógicos, estatísticos e econômicos. Em
seguida surgem os índices geométricos de Vartia, Törnqvist e Theil. Os índices de
Laspeyres e Paasche, apesar de apresentarem algumas sérias limitações, acabam sendo
amplamente utilizados na prática devido à fácil operacionalização. A pesquisa sobre os
índices existentes para o transporte ratifica a idéia de que o Índice de Laspeyres é o mais
utilizado. Essa análise ainda mostrou que os índices geralmente são elaborados com
rotas bem definidas, para modais e tipo de carga bem definidos. A presente pesquisa
apresentou um estudo de caso objetivando avaliar as variações nos procedimentos
possíveis para a elaboração dos índices. A utilização de um estudo específico é
justificada pela necessidade de se avaliar empiricamente os resultados obtidos a partir de
índices distintos. Nesse sentido, foi escolhido o transporte rodoviário da soja a granel no Brasil. Foram realizados quatro tratamentos. Os tratamentos 1 e 4 mostraram-se mais
adequados para a obtenção de um índice para o nível geral de frete. O primeiro,
entretanto, apresenta baixa capacidade em fornecer informações mais desagregadas
(sub-índices), uma vez que apresenta apenas agrupamento por faixas de distância. O
quarto tratamento, por utilizar equações do preço em função da distância, deve ser
considerado com ressalvas no fornecimento de sub-índices específicos. A principal
vantagem que se espera desse tratamento é o conhecimento do nível geral dos preços
sem perda de informações. Esse tratamento, sob o ponto de vista das aproximações,
parece bastante razoável: atende à maior parte dos testes axiomáticos, está baseado em
fundamentos estatísticos sólidos e utiliza uma função econômica que, estimada, fornece
uma relação entre preço e quantidade. Os tratamentos 2 e 3, por sua vez, procuraram, por
meio da desagregação, dispor de uma maior riqueza de informações, apresentando sub-índices
por faixas de distância e regiões de origem e destino. Contudo, essa vantagem
implica um esforço significativamente maior no processo de amostragem. A principal
conseqüência de se trabalhar com informações incompletas é a ocorrência de sérias
distorções (vieses) nos resultados finais.Em termos de informações para ponderação,
foram testadas duas possibilidades: uma através da utilização da própria amostra (a
distância percorrida), outra com o uso de informações exógenas (no caso, de uma matriz
origem-destino que foi construída para esse fim). Recomenda-se a utilização de matrizes
origem-destino, baseando-se no argumento de que isso diminuiria a responsabilidade
sobre o processo amostral que, além dos preços, deveria também abranger as
quantidades movimentadas. A realização da pesquisa permitiu a obtenção da variação
acumulada no nível geral de preços para o transporte rodoviário de soja no Brasil no
período entre fevereiro de 1998 e março de 2002. De acordo com os resultados dos
tratamentos 1 e 4, essa variação teria sido de 76%.
Título em inglês
Price indexes for cargo transport: the bulk soybean case.
Palavras-chave em inglês
cargo transport.
freight
price index
transport economy
Resumo em inglês
This research was motivated by the necessity of developing a methodology to
elaborate price indexes to cargo freights for agroindustrial products in Brazil. The study
on the most used mathematical formulas to elaborate indexes resulted in a ranking that
considers their superiority in terms of theoretical approximations. It was concluded that
Fisher and Walsh indexes are those that attend most of the logical, statistical and
economic principles, followed by the geometric indexes, like Vartia, Törnqvist and
Theil. Laspeyres and Paasche, in spite of their limitations, are widely used in practice.
The research on the existing transportation indexes ratifies the idea that the Laspeyres is
the most used. The analysis also showed that these indexes are generally calculated
considering well-defined routes to specific transportation modes and cargoes. A case
study was selected to evaluate variations on possible procedures to index elaboration.
The utilization of a specific study is justified by the need of empirically evaluating the
results to be obtained through different indexes. In view of that, it was chosen the bulk
soybean hauled by road transport in Brazil. Four treatments were conducted. The
treatments 1 and 4 seemed to be more suitable to calculate an index for a general price
level. The first one, nevertheless, shows low capacity to supply less aggregated information, provided that has only items related to different distances groups. The
fourth, which uses equations of price in function of distance, should be carefully
considered when referring to sub-indexes transparency. The main advantage of this
treatment is the knowledge of general price level without information loss. This
treatment, under the theorical approach, looks quite reasonable: it attempts to the
majority of axiomatic tests, is based on statistics foundation and uses an economic
function that, when estimated, gives the relation between price and quantity. The
treatments 2 and 3, in their turn, try to rank more information through disaggregation,
showing sub-indexes for distances groups and origin and destination regions. On the
other side, this advantage causes the need of significantly more efforts (large number of
observations) in sampling process. The outcome of incomplete information is the
occurrence of distortion (errors) in final results. Related to the weighting system, two
possibilities were tested: using the own sample as the main source (traveled distance), or
using exogenous information (in this case, from an origin-destination matrix built for
this purpose). Its recommended the employment of origin-destination matrixes, based
on the argument that this would reduce the responsibility over the sampling process that,
beyond the prices, should comply the volumes that were transported. As a result, it was
obtained that the general price level variation of the soybean transported by road in
Brazil, between February 1998 and March 2002, was 76%, considering the treatments 1
and 4.
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Data de Publicação
2003-09-18