• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2010.tde-20042010-082708
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Brunetti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade (Presidente)
Azevedo Filho, Adriano Júlio de Barros Vicente de
Bittencourt, Mauricio Vaz Lobo
Título em português
Assimetria de informação no mercado brasileiro de saúde suplementar: testando a eficiência dos planos de cosseguro
Palavras-chave em português
Assimetria
Mercados
Métodos MCMC
Seguro de saúde
Simulação.
Resumo em português
A assimetria de informação no sistema de saúde é um tema que ultrapassa o interesse apenas das empresas operadoras de seguro de saúde, de políticas públicas e de pesquisa acadêmica. O presente estudo analisa como os contratos de cosseguro influenciam os fenômenos do risco moral e da seleção adversa presentes nos planos de saúde e sua relação com a demanda de serviços médicos. Neste contexto, analisar a assimetria de informação no sistema de saúde se torna relevante por oferecer uma resposta consistente, que poderá embasar tanto as políticas públicas, quanto a forma de comercialização dos planos pelas empresas. Esse trabalho, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2003, procura observar a eficiência do contrato cosseguro como um mecanismo de mitigação de assimetria de informação, ou seja, excluídos os efeitos dos riscos associados ao indivíduo, se a diferença de contrato altera o comportamento dos agentes. Para atingir esse resultado foi proposto um método para testar a assimetria de informação utilizando o método de Monte Carlo. Os resultados sugerem que os contratos de cosseguros foram eficientes nos planos individuais, enquanto nos planos coletivos sua influência pode ser descartada. Por fim, o trabalho aponta que é mais eficiente, pelo bemestar social, a utilização de cosseguro para os contratos individuais, enquanto para os contratos coletivos são mais eficiente os contratos sem cosseguro.
Título em inglês
Asymmetric information in brazilian private health insurance market: testing the benefice of coinsurance plans
Palavras-chave em inglês
Asymmetry
Health insurance
Markets
MCMC methods
Simulation - Statistics.
Resumo em inglês
Asymmetric information in the health care system is a topic of interest for medical insurance, policy makers and scholars. This research analyses how the contracts of coinsurance motivate the moral hazard and adverse selection phenomenon and consequences in medical services demand. In this context, the analysis of asymmetric information in the health care system provides support for the design of public policy and insurance plans. This research aims to estimate a structural model of health insurance and health care choices, using the 2003 National Household Sample Survey PNAD. It tested whether coinsurance contracts can work as efficient mechanisms to reduce risks related to asymmetric information. A methodological procedure using the Monte Carlo method was proposed to test for asymmetric information issues. The research suggests that coinsurance contracts were beneficial for individual plans, from a social welfare perspective. For the group plans, the benefit was not supported
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Lucas_Brunetti.pdf (769.60 Kbytes)
Data de Publicação
2010-04-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.