• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155343
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Eduardo Lobo e Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2001
Directeur
Titre en portugais
Como as economias de São Paulo e de Minas Gerais se comparam à do resto do Brasil: uma análise das suas estruturas produtivas
Mots-clés en portugais
ECONOMIA REGIONAL
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo principal comparar as estruturas econômicas e as relações inter-regionais de três regiões brasileiras: São Paulo, Minas Gerais e o Resto do Brasil. Para tanto, um modelo inter-regional de insumo-produto é construído para o ano de 1996 e, a partir dos indicadores desta metodologia, procura-se identificar os setores mais importantes das economias em questão, seus encadeamentos e a propagação de impactos entre elas. Além disso, o trabalho faz ainda uma aplicação do modelo para analisar alguns efeitos relativos à guerra fiscal entre os Estados da Federação ocorrida no Brasil durante a década de 90. Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que há uma similaridade entre as estruturas de Minas Gerais e resto do Brasil do ponto de vista setorial. A agropecuária e as indústrias ligadas a ela (exceção feita à Fabricação de açúcar), além do setor de siderurgia, têm destaque maior no caso de Minas e Resto do Brasil do que o verificado para a economia paulista. São Paulo tem em setores de serviços - Comércio e Serviços prestados às famílias - Construção civil e Automóveis, caminhões e ônibus os setores de maior relevância, quando se leva em conta, além das ligações setoriais, o volume de produção. As ligações inter-setoriais também demonstram a importância de setores como Indústria têxtil e Celulose, papel e gráfica que não estão entre os líderes nos casos de Minas e Resto do Brasil. Além deles, Fabricação de açúcar é o setor que apresenta maior índice de ligação na economia de São Paulo. Outro ponto que chama a atenção é a importância da economia paulista em relação à brasileira, superando inclusive a influência do Resto do Brasil, segundo indicadores utilizados, apesar desta última região apresentar valores absolutos de produção maiores. Finalmente, a aplicação do modelo contribui para a questão da guerra fiscal na medida em que estima os impactos inter-regionais para cada setor das três regiões. Os resultados são distintos, dependendo das regiões e dos setores analisados.
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.