Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160939
Documento
Autor
Nombre completo
Maria do Carmo Ramos Fasiaben
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2002
Director
Título en portugués
Fronteira de eficiência econômica em condições de risco: análise de sistemas de produção familiares da região Centro-Sul do Paraná
Palabras clave en portugués
AGRICULTURA FAMILIAR
ANÁLISE FATORIAL
COMPONENTES PRINCIPAIS
PROGRAMAÇÃO LINEAR
RISCO
SISTEMAS DE PRODUÇÃO
SOJA
Resumen en portugués
É muito grande a diferença na renda recebida pelos produtores agropecuários no Brasil. Isto se observa mesmo quando se trata do universo da agricultura familiar. Na Região Sul, onde se desenvolveu este trabalho, 51,4 %dos agricultores familiares recebem renda anual inferior a R$ 3.000,00, enquanto 1,8 %têm renda superior a R$ 27.500,00. O presente trabalho foi conduzido no município de Boa Ventura de São Roque, na região Centro-Sul do Paraná. Para conhecer a diversidade dos sistemas de produção agropecuários praticados no município elaborou-se uma tipologia empregando-se a análise fatorial por componentes principais a uma amostra de 34 estabelecimentos agrícolas, que foi validada por agricultores e técnicos locais. A tipificação de produtores permitiu a descrição de quatro grupos de estabelecimentos na área de estudos e embasou a escolha de propriedades para análise do processo de tomada de decisão, em condições de risco, de dois tipos extremos de sistemas de produção (um minifundista e um grande produtor), ambos de natureza familiar e que, apesar da grande diferença de dotação de recursos produtivos, têm a soja como a principal atividade produtiva. A Programação Linear foi utilizada para modelar os sistemas de produção das unidades familiares consideradas na análise e o modelo MOTAD (Minimização do desvio absoluto total) foi empregado para a construção da fronteira eficiente, que representa o risco envolvido para a obtenção de determinados níveis de margem bruta. Contrariamente ao esperado, os resultados mostram que o pequeno produtor apresentou taxa de aversão ao risco menor que a do grande, dada a combinação de atividades de seu sistema atual de produção. Os resultados indicam que políticas públicas inerentes à melhoria da infraestrutura regional, assistência técnica, crédito rural, comercialização e geração de empregos são fundamentais para aumentar a rentabilidade das unidades produtoras familiares e possibilitar a permanência dos pequenos agricultores no meio rural.
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
not available
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-27