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Master's Dissertation
DOI
Document
Author
Full name
Sérgio de Zen
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1997
Supervisor
Title in Portuguese
Integração entre os mercados de boi gordo e de carne bovina nas regiões centro-oeste e sudeste do Brasil
Keywords in Portuguese
BOI GORDO
CARNE BOVUNA
CONOMIA DE MERCADO
Abstract in Portuguese
Este estudo visa detectar as relações que existentes entre os preços diários de boi gordo nas diversas regiões do centro-sul do Brasil e entre esses preços e o da carne bovina na região da Grande São Paulo. Mais especificamente, pretende-se verificar a existência de integração entre as diversas praças produtoras e entre os diferentes níveis de mercado. Esse estudo permite apontar níveis e locais que podem ser considerados lideres ou liderados no processo de formação de preço. Foram ajustados vários modelos para se detectar a existência de causalidade entre as séries de preços diários do boi gordo nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Bauru /Marília no estado de São Paulo, do Triângulo Mineiro, de Três Lagoas e Campo Grande no Mato Grosso do Sul e de Goías. Além da carne ao nível de atacado na região da Grande São Paulo. O ajustamento dos modelos fica dificultado pela existência de auto correlação nos resíduos, constatadas através do teste de Q. Esse problema foi eliminado mediante a utilização de filtros de Cochrane- Orcutt. Outro problema enfrentado no ajuste dos modelos é a determinação do número de defasagens a ser adotada, para tanto foram analisados a significância dos coeficientes das auto correlações parciais. Foram ajustados 16 modelos para as relações entre a carne e os preços de boi gordo em regiões do estado de São Paulo e o indicador, mais 15 modelos para o preço da carne e os preços de boi nas regiões circunvizinhas e 15 para o indicador de Preços do Boi Gordo ESALQ/BM&F e os preços de boi fora do estado de São Paulo. Os resultados evidenciaram um mercado altamente integrado, com respostas rápidas para alterações de preços em cada uma das regiões. Indicam também que não existem líderes no mercado. Alterações de preços podem ser causadas por fatores da próprio de cada região e transmitidas para outras.
Title in English
not available
Abstract in English
not available
 
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ZenSergio.pdf (2.01 Mbytes)
Publishing Date
2019-04-15
 
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