• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Jan Ake Lennart Astrom
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1995
Orientador
Título em português
A eficiência dos instrumentos de controle da poluição, o caso do controle da poluição da água no Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
CONTROLE
POLUIÇÃO DA ÁGUA
Resumo em português
O controle da poluição é uma tarefa que envolve uma estrutura inter-disciplinar, abrangendo desde aspectos de ética até questões ecológicas. O papel da economia, nesta estrutura, não se restringe ao cálculo da relação benefício/custo. Sua principal função é de formuladora de modelos que permitem compreender o processo da poluição e do comportamento dos agentes poluidores frente às políticas (e instrumentos) de controle da mesma. Com o objetivo de avaliar a eficiência do programa de controle da poluição em água, adotado no Estado de São Paulo, o presente trabalho é dividido em três partes. Inicialmente são discutidas as causas da poluição e as soluções "first-best" e "second-best". Na segunda parte são discutidos os modelos de funcionamento e quantificação dos instrumentos de controle da poluição. Finalmente são apresentados a situação da poluição aquática no Estado, a estrutura institucional correlata ao seu controle e a descrição da política adotada. Também é feita uma análise comparativa dos instrumentos entre si, permitindo identificar aqueles de maior aplicabilidade e a comparação dos mesmos com a política adotada no Estado de São Paulo.
Título em inglês
The pollution control instruments efficiency, the pollution control in São Paulo Estate
Resumo em inglês
The pollution control is an inter-disciplinary matter, involving from ethical to ecological aspects. The roll of economics is not restricted to the calculation of cost/benefit ratios. Its most relevant function is to formulate models wich allows one to better understand the pollution process and the polluters behavior against pollution control policies. The aim of this study is to evaluate the water pollution control program adopted in the state of São Paulo. The work is di vided into three parts. Firstly the causes of pollution and the first and second-best solutions are discussed. Following that, pollution control's policies are discussed. Finally, policies adopted in the estate of São Paulo and the institutional organization of the State Environmental Protection Agency, are presented and discussed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.