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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Maria de Mello Bliska
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1989
Orientador
Título em português
Transmissão de preços de carne bovina entre níveis de mercado: uma aplicação do modelo de auto-regressão vetorial
Palavras-chave em português
CARNE BOVINA
ECONOMIA DE MERCADO
PREÇOS
Resumo em português
O presente trabalho propõe-se a analisar a natureza das relações de transmissão de preços entre os níveis do mercado de carne bovina numa análise única, estudar os mecanismos através dos quais se propagam os choques nesses preços, determinar a intensidade e duração desses choques e calcular margens de comercialização. Partiu-se do pressuposto que as variações de preços possam iniciar-se em qualquer nível de mercado (produtor atacado ou consumidor), admitindo-se, portanto, que o sentido de causal idade entre os preços possa variar de acordo com a importância dos diferentes fatores ligados ã oferta e demanda do produto. Foi estimado um modelo de auto-regressão vetorial, com 12 meses de desafagem, constituído das variáveis preços de boi gordo a nível de produtor, preços de carcaça no atacado e preços da carne bovina no varejo. Esse modelo apresenta as vantagens de possibilitar a análise de causalidade num conjunto de mais de duas variáveis numa análise única e a obtenção de efeitos e duração de choques em cada uma das variáveis consideradas sobre as demais. O procedimento adotado consistiu em estimar os parâmetros de uma representação auto-regressiva de um processo estocástico vetorial. Estudou-se os mecanismos de propagação de choques através da obtenção dos coeficientes da representação de médias móveis e decomposição da variância dos erros de previsão k-períodos adiante, em percentagens a serem atribuídas aos choques em cada um dos processos do modelo. Utilizou-se, nos testes de causalidade, séries de preços médios mensais reais recebidos pelos mercados atacadista paulista, varejista da cidade de São Paulo e produtores de boi gordo dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, no período de janeiro de 1971 a dezembro de 1987.Os testes mostraram os seguintes resultados: 1) Identificou-se efeito causa no sentido dos preços recebidos pelo mercado produtor de boi gordo paulista para os mercados varejista e atacadista e do mercado varejista para os mercados atacadista e produtor paulista; 2) Identificou-se efeito causal no sentido dos níveis de atacado e varejo para os mercados produtores de boi gordo de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso; 3) Não for observado efeito causal no sentido dos produtores de boi gordo de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul para os mercados atacadista e varejista de são Paulo; 4) Passividade do atacado em relação aos demais níveis do mercado paulista de carne bovina; 5 ) Ausência de variável - essencialmente exógena. Analisando-se os mecanismos de transmissão de choques entre os preços, detectou-se causalidade instantânea entre as variáveis. Verificou-se que a intensidade dos efeitos de choques sobre os níveis de varejo e atacado decresce rapidamente, anulando-se todos os efeitos nos primeiros meses após um choque nos preços. Os choques a nível de produtor de boi gordo, ao contrário, persistem por períodos mais longos. As margens de comercialização foram denominadas parcelas, pois não se computaram em seu cálculo os valores dos subprodutos bovinos. As parcelas interanuais do produtor e do atacado apresentaram comportamentos opostos. Nas fases ascendentes do ciclo de preços reais do boi gordo, a parcela do produtor cresceu, enquanto a do atacado decresceu; nas fases do ciclo em que a parcela do produtor caiu a do atacado elevou-se. Quanto às parcelas intra-anuais, a do produtor mostrou-se mais elevada na entressafra, quando os preços reais do boi gordo recebidos pelos produtores são mais elevados a parcela do atacado, ao contrário, foi menor nesse período. As parcelas dos supermercados foram sempre inferiores às dos açougues, tanto em termos de carne de segunda como de primeira, embora tenham apresentado comportamentos semelhantes ao longo do período analisado, inter e intra-anualmente.
Título em inglês
Transmission of beef prices between market levels: an application of the auto-regressive model
Resumo em inglês
This work intends to analyse the nature of prices transmission relations in the beef market levels in a single anlysis, to understand the mechanisms through which shocks spread in those prices, to determine the intensity of the process and the shocks lenght and to calculate the marketing spreads. The starting point has been the possibility of price variations starting in any market Ievel (producer, consumer or whoIesaIer), thus admitting that the direction of the causaIity action among prices can vary according the relative importance of different factors related to the product's supply and demand. A twelve month-lag vectorial auto-regression model was used, taking the following variables into account: farmer cattle prices, wholesale carcass prices and retail beef prices average. This model presents advantages in what it makes possible the causality analysis in a set of more than two variables in a single analysis, the attainment of effects and the effects of each one of these variables over the others. The procedure adopted simple estimates the parameters of an auto-regressive representation of a vectorial stochastic process. It studies the mechanisms of shock transmission through the coefficients of a moving average representation and breaking down the variance of errors in k-periods ahead, in terms of percentages to be attributed to the shock prices actions in each one of step followed in the model. In the causality effect tests, the series of real average monthly prices used were based in São Paulo wholesale market prices, São Paulo city beef prices at the retail level, and cattle prices at the farmer levels at the states of São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso and Rio Grande do Sul, from january 1971 to december 1987. The causality test showed the following results: 1)lt was identified the causality action as deriving primarily from prices at the São Paulo cattle market to the beef retaiI market and to the carcass market and to the São Paulo cattle producer market; 2) It was identified the causaIity action as deriving from São Paulo wholesale market prices and retail beef prices to the Minas Gerais, Goiás and Mato Grosso farmer cattle prices; 3)lt wasn’t observed the causality action from Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso and Rio Grande do Sul's farmer cattle prices to the São Paulo wholesale carcass and to the São Paulo retaiI beef prices; 4)Wholesale carcass market passivity towards the other leveIs of the São Paulo market; 5)Absence of essentially exogenous variable. Through the analysis of shock transmission mechanisms among the prices, an instantaneous causality among the variables was detected. It was observed that the intensity of price shock effects upon wholesale carcass and retail beef 1evels decreases quickly, nullifying all effects in a few months after a shock. Inovation at farmer cattle level prices, on the contrary, lasts during longer periods. Marketing spreads were called shares because cattle by-product values have not been added to its calculation. Farmer cattle and wholesale carcass Market inter-annual shares presented oposite behavior. During the increasing stage of fat steer real price cycle, the farmer's share increased, while wholesale market share decreased; during the stages in which the farmer's share decreased, the wholesale market share rose up. Concerning intra-annual shares, the farmer's one was higher in the period out of season, when fat steer real prices got by farmers are higher; the wholesale market share, on the contrary was smaller during this period. Supermarket shares have always been lower than those on the concerning butcher's shops either for choice meat or for ordinary meat; although both have presented similar behavior inter-annually or intra-annually.
 
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Data de Publicação
2019-08-22
 
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