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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1995.tde-20191108-113049
Documento
Autor
Nome completo
Mauricio Vaz Lobo Bittencourt
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1995
Orientador
Título em português
Formação de preços e caracterização do mercado de frango em São Paulo
Palavras-chave em português
ECONOMIA DE MERCAD
FRANGOS DE CORTE
MODELOS MATEMÁTICOS
PREÇOS
Resumo em português
Este trabalho tem como principais objetivos a determinação das relações e formação de preços existentes entre os principais Estados produtores: São Paulo, Paraná e Santa Catarina, bem como analisar e caracterizar o mercado de frango no Estado de São Paulo, que é o principal consumidor, por meio das interações entre o mercado de frango e os mercados de insumos de produção, comercialização e de produtos substitutos, como a carne bovina. Para se atingir tais objetivos, foram estimados dois modelos: o da Integração e o de Monopsônio. O Modelo da Integração está relacionado com o primeiro objetivo, sendo que, para tal, foi utilizado o modelo de autoregressão vetorial (VAR) convencional com correção de erro. Já o Modelo de Monopsônio foi o resultado da estimação de um modelo de autoregressão vetorial (V AR) com procedimento de Bernankee correção de erro, estruturado no Modelo Monopsonista proposto para o mercado de frango. O Modelo da Integração mostrou que há uma forte influência do Estado de Santa Catarina sobre os demais, principalmente devido ao alto grau de integração vertical do mercado. Verificou-se, também, que na determinação dos preços no Estado do Paraná, estes são muito influenciados pelas informações decorrentes dos Estados de São Paulo e Santa Catarina. Ou seja, os resultados obtidos da análise dinâmica dos preços desses Estados demonstraram que, realmente, há uma forte interação entre os mesmos, devido, provavelmente, à integração vertical, característica do setor avícola. Quanto ao Modelo de Monopsônio, este demonstrou que o Modelo Monopsonista proposto é adequado à representação do mercado de frango, ou qualquer outro mercado com as mesmas características, pois os coeficientes estimados foram, quase todos, os esperados de acordo com este modelo teórico. Desta análise, verificou-se que os vários níveis do mercado se interagem, de forma que os frigoríficos, ou integradoras, determinam, antecipadamente, a quantidade e o preço a ser pago aos produtores. O varejo, por sua vez, adota uma política de "markup" para determinar o preço a ser cobrado dos consumidores. Sendo que o preço da carne bovina exerce um importante papel na determinação dos preços de frango, tanto a nível de atacado, quanto de varejo. Foi também preocupação deste trabalho o uso de procedimentos econométricos adequados para a correta utilização de séries de tempo, de modo a se obterem estimativas estáveis e coerentes com a teoria econômica. Entre esses procedimentos, destacam-se a utilização de testes para determinação de defasagens, como os de Akaike e Schwarz, testes de raiz unitária e cointegração, como os testes de Dickey & Fuller e Johansen, para a estimação de modelos VAR com correção de erro.
Título em inglês
Prices formation and the chicken market characterization in São Paulo
Resumo em inglês
"The main goals of this research is to evaluate the relationship and price formation among the most important state chicken producers: São Paulo, Paraná and Santa Catarina, and also analyze and characterize the chicken market in the State of São Paulo, which is the main chicken consumer, through interactions between the chicken market and the markets of production inputs, marketing and substitute products, as is beef. In order to achieve such goals, two models were estimated: one of Integration and the other of Monopsony. The Integration Model is related with the first objective, and for this it was used the conventional Vector Autoregression Model (VAR) with error correction. On the other hand, the Monopsony Model was the outcome of the estimation of a Vector Autoregression Model (VAR) with Bernanke's procedure and error correction, structured on the Monopsonist Model proposed for the chicken market. The Integration Model showed a strong influence of the State of Santa Catarina over the others, mainly due to the high degree of market vertical integration. It was also observed that in the price determination in the State of Paraná, those are very influenced by the informations coming from the States of the São Paulo and Santa Catarina. In the other words, the results achieved of the prices dynamic analysis from these states showed that, indeed, there is a strong interaction among themselves, due, likely, to the vertical integration, which is a feature of the poultry sector. Regarding to the Monopsony Model, this proved that the Monopsonist Model proposed is an appropriate representation of the chicken market, or any other market with the same characteristics, so the estimated coefficients were, almost all, as expected, according to this theoretical model. From this analysis, it was observed that the various levels of market interact to each other, in such a way that slaughters cattle, or integrated firms determine, in advance, the quantity and the price to be paid to the producers. The retailer adopts a ""markup"" policy to determine the price to be charged to the consumers. It has to be considered that the beef price has an important role in the determination of the chicken prices, both at the wholesaler and retailer level. In this research, there was also a concern in the use of a suitable econometric procedure to the correct utilization of time series, in order to obtain stable and coherent estimates, according to the economic theory. Among those procedures, it was used the test for determining the time lags, as are the Akaike and Schwarz tests, tests of unit root and cointegration, as are the Dickey & Fuller and Johansen tests, for the estimation of VAR models with error correction. "
 
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Data de Publicação
2021-09-18
 
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