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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2019.tde-20191218-133904
Document
Author
Full name
Jose Luiz Parre
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1995
Supervisor
Title in Portuguese
Influência dos custos de comercialização e dos subprodutos sobre a margem de comercialização da carne bovina
Keywords in Portuguese
CARNE BOVINA
COMERCIALIZAÇÃO
CUSTOS
PREÇOS
SUPRODUTOS
Abstract in Portuguese
O objetivo central deste trabalho foi examinar o impacto dos preços dos subprodutos obtidos ao atacado e dos custos de comercialização na formação da margem de comercialização no mercado de carne bovina no estado de São Paulo. Foram utilizados dados mensais de preços da carne aos níveis de produtor, atacado e varejo; preços dos subprodutos obtidos ao atacado; preços do óleo diesel, salário-mínimo e taxas de juros. O período considerado foi março de 1986 a junho de 1994. Primeiramente caracterizou-se o processo de comercialização da carne bovina e também as oscilações de preços que ocorrem neste mercado. Além disso realizou-se uma análise dos comportamentos dos preços e das margens de comercialização nos diversos níveis do mercado. Observou-se que quando se considera os subprodutos, a participação do setor atacadista na margem de comercialização aumenta consideravelmente. Também percebe-se uma tendência de queda dos preços reais durante o período analisado. As margens mensais totais de comercialização da carne bovina foram calculadas em valores absolutos (em valores de junho de 1994) e porcentualmente (em relação ao preço de varejo). O valor médio obtido para a margem total absoluta foi de R$ 1,47/kg e para a margem total relativa foi obtido 49,95% (quando não se considera os subprodutos esses valores são R$ 1,24/kg e 42,10%, respectivamente). O modelo teórico desenvolvido neste trabalho foi baseado no modelo de BARROS (1990), sendo que a principal mudança foi a consideração no modelo dos subprodutos obtidos ao nível de atacado. A partir desse modelo estrutural foram desenvolvidas todas as equações de preços e de margens utilizadas no estudo. As equações de margem total, ao atacado e ao varejo foram estimadas por mínimos quadrados ordinários; as equações de preços foram estimadas por mínimos quadrados em dois estágios e as equações de preços e margem total foram estimadas pelo método SUR. A análise dinâmica foi realizada por meio dos multiplicadores de Theil. Os resultados das estimações mostram que os impactos causados pelos preços dos diferentes níveis de mercado sobre as margens de comercialização predominam sobre os impactos causados pelos insumos de comercialização.
Title in English
Effects of marketing costs and byproducts on beef marketing margins
Abstract in English
The main objective of this study is to determine the impact of marketing costs and byproducts at the wholesale level on the marketing margin formation in the São Paulo beef market. Monthly data on producer, wholesale and retail beef prices, as well as prices of byproducts at the wholesale level, diesel fuel prices, minimum wage and interest rates were used. The time period considered in the study goes from march 1986 to june 1994. First, the beef marketing process and the price variations in the São. Paulo beef market were characterised. In addition, an analysis of price and marketing margins behavior at different market levels was carried out. lt was observed that when byproducts are considered into analysis, participation of wholesale in the marketing margin increases significatively. A diminishing trend in real beef prices was also noted during the study time period. The monthly total marketing margins were estimated in absolute terms (at constant june 1994 prices) as well as in the reIative terms (in relation to retail prices). The mean estimated value for the absolute total margin is R$ 1,47/kg and for the total relative margin it is 49,95% (when byproducts are not considered into calculations, those values drop to R$ 1,24/kg and 42,10%, respectively). The teoric model developed in this study is based on the BARROS(1990) model, the inclusion of byproducts at the wholesale leveI being the main model modification. From that structural model, all the price and margin equations used in the study were developed. The total wholesale and retail margin equations were estimated using ordinary least squares procedures. The price equations were obtained using two stage Ieast squares and the price and total margin equations were estimated using the SUR method. The dinamyc analysis was performed using the Theil' s muItiplicators method. The resuIts show that the impacts caused by different market leveI prices on marketing margins are higher than the impacts caused by the marketing inputs. The importance of considering byproduct effects in marketing margin studies was also verified.
 
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ParreJoseLuiz.pdf (2.79 Mbytes)
Publishing Date
2019-12-19
 
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