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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2019.tde-20191220-115058
Documento
Autor
Nombre completo
Danilo Rolim Dias de Aguiar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1994
Director
Título en portugués
Custo, risco e margem de comercialização de arroz e de feijão no Estado de São Paulo: análise dinâmica e teste de modelos alternativos
Palabras clave en portugués
ARROZ
COMÉRCIO AGRÍCOLA
CUSTOS
FEIJÃO
PREÇO AGRÍCOLA
RISCO
Resumen en portugués
O objetivo principal deste trabalho é examinar o impacto do risco de preço e dos custos de comercialização na formação da margem de comercialização de arroz e de feijão no Estado de São Paulo. Desenvolveu-se e estimou um modelo teórico que foi comparado com modelos que vêm sendo empregados em estudos similares. Esse modelo foi também submetido à análise dinâmica por meio dos multiplicadores de Theil e da estimação de modelos auto-regressivos vetoriais. Para ambos os produtos, os melhores ajustamentos do modelo desenvolvido foram observados pelos dados mensais. A análise estática mostrou que a variável risco de preço é importante na explicação da margem de feijão, mas não o é na explicação da margem de arroz; em ambos os casos, o sinal positivo dos coeficientes indicou aversão ao risco por parte dos intermediários. As variáveis salário e preço do óleo diesel foram importantes no mercado de feijão, mas o coeficiente do preço do óleo teve sinal contrário em relação ao que previa o modelo teórico. O coeficiente do preço dos fertilizantes teve os sinais esperados nos dois mercados, mas foi significativo apenas para o mercado de arroz. A variável taxa de juros foi insignificante nos dois mercados. A análise dinâmica mostrou que a importância e o sentido do impacto das variáveis sobre a margem podem diferir em relação ao enfoque estático. A taxa de juros foi a variável de maior importância na explicação da margem de comercialização dos dois produtos. O risco de preço mostrou sua grande importância no mercado de feijão e sua reduzida importância no mercado de arroz. A variável preço dos fertilizantes mostrou importância significativa e crescente na explicação da margem dos dois produtos. A intensidade dos impactos mostra-se, em geral, com tendência a zero, à medida que o tempo passa; mostra ainda a mudança no sinal do impacto, como é o caso do preço do óleo diesel e da taxa de juros que apresentam impactos negativos nos primeiros meses após os choques seguidos por impactos positivos. A pesquisa apresentou também implicações de natureza metodológica. O modelo desenvolvido mostrou-se adequado para a análise dos impactos dinâmicos via multiplicadores de Theil. As combinações de métodos estáticos e dinâmicos, bem como dos diferentes tipos de análise dinâmica, permitiram visualizar diferentes efeitos sobre a margem de comercialização. Sugere-se, assim, o uso desse procedimento na análise de outros mercados.
Título en inglés
Cost, risk and marketing margin of rice and beans in the State of São Paulo, Brazil: dynamic analysis and test of alternative models
Resumen en inglés
The main objective of this research is to examine the impact of price risk and marketing cost on marketing margin formation of rice and beans in the State of São Paulo, Brazil. It was developed and estimated a theoretical model and compared with other models used in similar studies. This model was also used for dynamic analysis through mean of Theil multipliers and estimation of a vector autoregressive model. For both products, best fittings of the developed model were observed using monthy data. The static analysis showed that the price risk variable is important on the beans margin explanation, but it is not important on the explanation of the rice margin; in both cases, the positive signals indicated risk aversion of the midlemen. The wage and the oil price variables were important in the beans market, but oil price coefficient had opposite sign in relation to the theoretical framework. The fertilizer price coefficient had the expected signal in both markets, but it was significative only for the rice market. The interest rate variable was insignificant in both markets. Dynamic analysis showed that the importance and the direction of the impact of cost shocks on marketing margin can be different with respect to the static approach. The interest rate was the most important variable in explaining the marketing margins for both products. The price risk presents its importance on the beans market and reduced importance on the rice market. The fertilizer price variable shows a significative and increasing importance on the explanation of the margin for both products. All impacts tend to zero and many of them had signal changes over time; this is the case of oil price and interest rate, that had negative impacts on the earlier months after shocks followed by positive impacts. The research presented also implications of methodological nature. The developed model was suitable for analysis of dynamic impacts by mean of Theil multipliers. The combination of static and dynamic methods, as well as the different types of dynamic analysis, allow to measure different effects of costs on marketing margins. It is suggested using this procedure in other markets analysis.
 
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Fecha de Publicación
2019-12-20
 
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