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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-20200111-154550
Document
Auteur
Nom complet
Paulo do Carmo Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2002
Directeur
Titre en portugais
Políticas públicas e mercados deprimem o resultado do sistema agroindustrial do leite
Mots-clés en portugais
INDÚSTRIA LEITEIRA
LEITE
MERCADO
POLÍTICAS PÚBLICAS
REGULAMENTAÇÃO
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo analisa a competitividade e a eficiência nos principais corredores do Sistema Agroindustrial do Leite no Brasil. Para tanto, estudaram-se diferenças de regulamentação do leite nos principais mercados domésticos e suas conseqüências sobre o mercado internacional, pois o Brasil coloca-se como histórico importador do produto. Investigou-se também, em diferentes economias, como políticas de regulamentação foram impactadas em função do Acordo Agrícola implementado pela Organização Mundial do Comércio. Além disso, aferiu-se o custo econômico exclusivamente da produção de leite em propriedades e em cadeias produtivas e diagnosticaram-se a competitividade e a eficiência em propriedades, e na produção de Leite em Pó e leite Longa Vida, por corredor. Foram coletados dados em propriedades dos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Apurou-se o custo da atividade, em cada propriedade leiteira, separando-se o custo de recria de fêmeas do custo de produção de leite, pois a atividade gera, ao final, os dois produtos. Os produtores também foram levados a se posicionar quanto a organização institucional do setor. A avaliação sobre competitividade e eficiência deu-se pelo uso do instrumental Matriz de Análise Política. Nos países analisados a atividade mostrou-se muito regulamentada, em geral com o propósito de atender os interesses dos produtores, que contam com instrumentos de proteção e estímulo. Como consequência, o mercado internacional de lácteos apresenta importantes distorções. O Acordo Agrícola não foi suficiente para promover grandes transformações nesse cenário. Quanto ao Brasil, Verificou- se que o sistema agroindustrial do leite é muito importante na geração de emprego, renda e tributos, em comparação com outros setores da economia. A abertura econômica e a desregulamentação do setor trouxeram dinamismo à atividade, mas acentuou a concentração em diferentes segmentos da cadeia produtiva. Os diferentes corredores analisados mostraram importantes diferenças em termos de procedimentos produtivos e de organização, entre regiões e entre produtores de um mesmo corredor. Isso impossibilita afirmar que haja padronização de sistemas de produção. Por outro lado, os produtores pesquisados demonstraram que conhecem pouco as instituições que os representam. O percentual de filiados a sindicatos é baixo e poucos acompanham medidas tomadas pelo Governo que interferem em sua atividade. A maioria votou em candidatos ao Legislativo não identificados com o leite, mas, contraditoriamente, mostrou-se insatisfeitos com a atuação desse Poder. Todos os 150 produtores e as duas cadeias produtivas (leite Longa Vida e Leite em Pó) foram eficientes em níveis aceitáveis. A maioria dos produtores e todas as cadeias produtivas mostraram-se competitivas. Identificaram-se distorções, geradas por falhas de mercado e por políticas de governo, que impactaram as propriedades e as cadeias produtivas. Discriminam contra os produtores, em maior magnitude. Entre as cadeias, a mais desprotegida é a do leite em pó. A cadeia do leite longa vida demonstrou pequena desproteção.
Titre en anglais
Public policies and markets reduce the results in the dairy agrifood system
Resumé en anglais
This research had as general objective to identify the competitiveness and the efficiency in the main aisles of the Brazilian Dairy Agrifood System. To enable that, differences in the dairy regulation in the main domestic markets and its consequences upon the international market was studied, since Brazil in the position of historical importer of the product. How regulation were affected by the Agricultural Agreement, implemented by the World Trade Organization, was also researched in different economies. Beyond that, only in properties and productive chains the economic cost of the milk production was taken into account, finding competitiveness and efficiency in the properties, as well as in powdered and Ultra High Temperature (UHT) milk production, in each "aisle". Data were collected in 150 farms located in the states of Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná and Rio Grande do Sul. The average cost of the activity was calculated in each farm milk system, separating the females breeding cost from milk production cost, as the whole activity results in these two products. The producer were also positioned in institutional organizations of the sector. The evaluation about competitiveness and efficiency was done by the use of the Policy Analysis Matrix methodology. In the countries studied the activity presented itself as being strongly regulated, in general with the purpose of attending producers interests, aiming on protection and incentives goals. As a consequence, the dairy international market presents important distortions. The Agricultural Agreement was not enough to promote great changes in this scenario. As far as Brazíl is concerned, it was verified that the milk agrifood system is very important when the creation of employment, income and taxes are taken into account, especially when compared to other sectors of the economy. The economica and trade liberalization of the Brazilian economy land the lack of regulation in the sector brought dynamism to the activity, but increased the concentration in different branches of the productive chain. The different "aisles" analyzed showed important differences in terms of productive procedures and of organization, among regions and even among producers of the same "aisle". This makes it impossible to affirm that there is a standardization in the production systems. On the other hand, the researched producers did not seem to know the institutions by which they are represented very well. The percentage of syndicate members is low and only a few follow the government measures which interfere in their activity. The majority voted for candidates to the legislative who are not identified with milk problems, but in contradiction, showed no satisfaction with most of Congress attitudes and decisions. Ali the producers and the two productive chains they discriminate. Most producers and ali the productive chains were competitive. Distortions were identified, created by market improjections and by government policies, which had a great impact on the farms and productive chains. Tehy discriminate against milk producers, in greater magnitude. Among the chains, the least protected is the one of powdered milk. The UHT chains did not show much lack of protection.
 
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Date de Publication
2020-01-11
 
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