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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1982.tde-20210919-105951
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Edgard Nascimento de Toledo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1982
Orientador
Título em português
Perspectivas do sistema hidroviário Tietê-Paraná no transporte do calcário agrícola no estado de São Paulo
Palavras-chave em português
CALCÁRIO AGRÍCOLA
HIDROVIAS
TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
Resumo em português
Este trabalho procura determinar os benefícios da implantação do Sistema Hidroviário Tietê-Paraná de Navegação Fluvial ao transporte de calcário agrícola, no Estado de São Paulo. É utilizado o modelo de programação linear para obtenção do custo mínimo de transportes entre os 10 municípios produtores e as 63 Delegacias Agrícolas, de acordo com a estrutura administrativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As variáveis relevantes são a oferta da indústria de calcário agrícola, o consumo das delegacias agrícolas e o custo de transporte. O custo de transporte por rodovia foi abordado sob as concepções de frete normal e de frete como retorno. Foram também realizadas simulações considerando a concentração de vendas de calcário nos meses de junho, julho e agosto, como forma de observar sua influência sobre o fluxo de calcário agrícola, com e sem a utilização da hidrovia. Os resultados indicam uma redução de 13,5% no custo total do sistema pela utilização da hidrovia, quando considerado o frete normal. Quando comparado ao frete rodoviário como retorno, sistema predominante no atual transporte de calcário, o benefício da introdução do sistema hidroviário reduz-se a 6% do custo total do sistema. Como principal conclusão tem-se que o maior entrave a viabilização da hidrovia como meio de transporte de calcário agrícola é o baixo consumo das regiões para as quais a hidrovia é uma opção de transporte. Este fato torna remota a possibilidade de transporte fluvial de calcário a médio prazo, mesmo realizado por firmas que exploram jazidas próximas à represa, uma vez que os ganhos apresentados pelo sistema alternativo são insuficientes para estimular os empresários do setor.
Título em inglês
Not available
Resumo em inglês
This research aims to estimate the benefits of the Tietê-Paraná Rivers Navigation System as a means of agricultural lime transport. A transport linear programming model was used and the objective was to minimize the transportation cost. The relevant variables are the lime industry?s supply, the lime consumption of the regions and the unit cost of lime transport by road, both with and without return freight. A transport network was stablished including flows of goods from 10 producer regions to the 63 Delegacias Agrícolas (consumers regions) as defined by the Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Simulation was used in order to study the effects of lime sale concentration during the months of June, July and August, on the flow of agricultural lime with and without the use of the waterway system. The results show a 13,5% net reduction in total transportation cost when the navigation system is used with the one-way road system. But, this benefit is reduced to 6% when the two-ways road system-which is the major means of road transportation used currently - is considered. The main conclusion is that the greatest constraint to the use of the navigation system for agricultural lime transport is the small demand (consumption) by the navigation system. This fact turns to remote the possibility of using the navigation system as a means of lime transport in the short run, even for those firms located near the river basin. So far, the net gains, are not enough to stimulate the use of the navigation system by the agricultural lime producers.
 
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Data de Publicação
2021-09-19
 
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