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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1999.tde-20220208-002117
Documento
Autor
Nome completo
Margarete Boteon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1999
Orientador
Título em português
Mercado interno de frutas cítricas
Palavras-chave em português
CITROS
LARANJA
MERCADO INTERNO
Resumo em português
O objetivo da presente dissertação é caracterizar, dimensionar e analisar o panorama do mercado brasileiro de frutas cítricas na década de 90. O estudo concentra- se, principalmente, em São Paulo e em dois produtos: frutas cítricas in natura e suco de laranja. Inicialmente, analisam-se a evolução do mercado interno de frutas cítricas nas décadas de 60 a 80 e suas transformações na década de 90. Na segunda etapa, o estudo descreve, analisa e dimensiona os canais de comercialização de frutas cítricas e de sucos. Conclui-se que houve aumento da oferta de frutas na década de 90. Essa ampliação do mercado interno promoveu mudanças na estrutura tradicional de comercialização e a entrada de novos agentes no setor, como as indústrias que oferecem suco pronto para consumo. Alterações também aconteceram nas preferências do consumidor na década de 90. A laranja ainda se destaca como a fruta mais consumida na maioria das regiões metropolitanas, mas seu consumo vem-se reduzindo relativamente, dando lugar a maior oferta de outros tipos de fruta e entrada de sucos de frutas prontos para consumo. A terceira etapa do estudo objetiva entender o funcionamento desse mercado através da análise das principais variáveis econômicas relacionadas ao setor. Margem de comercialização, elasticidades-preço e renda da demanda, análise da origem e intensidade dos preços são os principais fatores considerados e analisados. Conclui-se que, quando cresce a oferta de laranja, a margem do mercado varejista aumenta, enquanto a participação do produtor no preço final e a margem do mercado atacadista diminuem. A longo prazo, de modo geral, a melhora de renda proporciona aumento do consumo de frutas cítricas, enquanto, a curto prazo, a variável preço é mais significativa. Quanto à origem das alterações de preços, verifica-se que os choques se iniciaram tanto no nível de varejo como no do produtor, em função das oscilações de oferta e demanda por laranja. Nota-se, também, que o atacado desempenhou papel passivo em termo de choques, recebendo influência das variações de preços do produtor e do varejo. A presente dissertação sugere que os trabalhos futuros nesse setor devem estimular o aumento de sua competitividade no mercado doméstico de frutas cítricas e derivados.
Título em inglês
Domestic market for citrus fruit
Resumo em inglês
The purpose of this thesis is to characterize, measure and analyze the domestic market for cítrus fruits in the 1990s. The study is focused on the state of São Paulo and two products: fresh citrus fruits and orange juice. Initially, the evolution of the domestic market of citrus fruits from 1960s until 1980's and its changes in the 1990s are reviewed. Secondly, the study describes, analyzes and measures the marketing channels for fresh citrus fruits and orange juice. It concludes that the supply of citrus fruits for domestic market expanded in the 1990s, stimulated by economic growth in Brazil and by excess of orange production in state of São Paulo. This growth in the domestic market promoted changes in the traditional marketing structure as well as the entry of new industries producing not-from- concentrate orange juice. The behavior of consumers also changed during this period. Orange is stilling the mostly consumed fruit in the majoríty of the metropolitan regions in Brazil. However, this consumption is decreasing relatively as the supply of other fruits and fruits juices in general increases. The third part of the study aims to understand the operational aspects of the market. The study estimares the marketing margins rates and price and income elasticities of demand, analyses the price causality and the intensity of price transmission between market levels. The study concludes that, when supply of orange increases, the retail margin also increases, while a reduction is observed in the growers share in the final price and m the wholesale margin. Income increases, in the long run, tends to improve the consumption. ln short term, however, the price is a more determinant of orange consumption. Prices shocks initiate either at retail or at grower Ievels. The wholesale sector played a passive role in term of shocks, receiving influence from variations of prices from the grower and the retail. The present thesis suggests that future researches in this sector must be directed to increase its competitiveness in the domestic market for fresh citrus fruits and its derivatíves.
 
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BoteonMargarete.pdf (3.72 Mbytes)
Data de Publicação
2022-02-08
 
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