• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1982.tde-20220208-111609
Documento
Autor
Nome completo
Angela Regina Pires e Péres
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1982
Orientador
Título em português
Baixa produtividade do milho como consequência da tomada de decisão sob condições de risco na agricultura
Palavras-chave em português
CONDIÇÃO DE RISCO
MILHO
PRODUTIVIDADE
TOMADA DE DECISÃO
Resumo em português
O presente estudo faz parte do projeto interdisciplinar de pesquisa - Projeto Milho II - que vem sendo desenvolvido deste 1978, pelo Departamento de Economia e Sociologia Rural, juntamente com outros Departamentos da ESALQ - USP (Genética, Fitotecnia e Fitopatologia), visando desenvolver variedades e técnicas mais produtivas, assim como estudar o processo mais eficiente de transferir aos agricultores a tecnologia disponível, ou determinar a razão da resistência dos agricultores à adoção das novas tecnologias. Embora resultados experimentais estejam indicando. que o milho pode ser economicamente cultivado a níveis altos de produtividade, as médias de produção por unidade de área, no Brasil e mesmo em São Paulo, persistem a níveis muito baixos. A hipótese fundamental do trabalho ê de que a produtividade do milho continua baixa devido às incertezas asso ciadas à produção e às variações de preço. Outra hipótese é a de que devido aos baixos níveis de disponibilidade de capital próprio os agricultores tem preferido as culturas de subsistência e o cultivo do milho com tecnologia correspondente a níveis mais baixos de produtividade. O estudo desenvolve e testa um modelo de comportamento dos agricultores que incorpora elementos de risco na produção, além de considerar, explicitamente, no processo de decisão, expectativas quanto à inflação. Os tipos de risco considerados são os de preço e de produtividade. O modelo analítico baseia-se na análise de atividade, desenvolvido por Koopmans (Activity Analysis), com modificações- sugeridas por Hazell para incorporar risco, sem necessidade de usar programação quadritica. Além do objetivo especifico de estudar as causas da persistência de baixas produtividades na cultura do milho, o estudo pretende contribuir para o entendimento do processo de tomada de decisão dos agricultores de São Paulo. A área escolhida para o estudo é a região agrícola de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. O nível de disponibilidade de capital operacional foi fixado em valores crescentes a partir de 10 mil cruzeiros até que não sobrasse terra não utilizada. Com o capital de giro disponível no início do período de 200 mil cruzeiros, foi rejeitada a hipótese de que os agricultores cultivam milho de baixa produtividade como urna maneira de reduzir risco. O autor sugere que se trabalhe com outros casos (dados) para aumentar a confiança no teste. Sugere, também, que este tipo de análise seja desenvolvido num modelo dinâmico que incorpore outras formas de risco.
Título em inglês
Low yield in corn paoduction as a consequence of hedgind against risk to farmers decision making process
Resumo em inglês
The purpose of the study was to test the hypothesis that farmers resistance to the use of new technologies in corn production is due to the way they hedge against risk of price and yield variations. The testing procedure followed the work developed by·Hazell (MOTAD) based on an approximation to Markowitzs E -V analysis. The region studied was the Microregião Homogêneas:erra de Jaboticabal of Ribeirão Preto, SP. The hypothesis was rej ected. This means that hedging against risk probably is not impairing the adoption of high yield technologies for corn production.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.