Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1982.tde-20231122-100515
Documento
Autor
Nome completo
Laura Aparecida Savitci Brochado de Almeida
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1981
Orientador
Título em português
Viabilidade econômica e localização de unidades produtoras de farinha de milho para utilização em mistura com o trigo no Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
FARINHA DE MILHO
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL
TRIGO
VIABILIDADE ECONÔMICA
Resumo em português
O presente trabalho refere-se ao estudo de viabilidade econômica e localização de unidades produtoras de farinha de milho integral e desengordurada (FMID), para utilização em mistura com o trigo, no Estado de São Paulo. A mistura de FMID e trigo, do ponto de vista técnico nutricional, tem sua eficácia comprovada com pesquisas realizadas pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ao ser utilizada na proporção de 25% e 75% respectivamente. A produção de uma nova farinha mista vem atender as atuais necessidades de nutrição, maior disponibilidade de produtos a menores preços no mercado interno, bem como a redução na evasão de divisas do PaÃs. Analisou-se a viabilidade econômica de cinco unidades fabris de diferentes capacidades de produção, ou seja, 50 t, 100 t, 200 t, 500 t e 1.000 t, de milho a serem processadas por dia, durante três turnos diários e 260 dias ano. Para isso utilizou-se da estrutura de custo e receita e da taxa interna de retorno a qual foi completada por uma análise de sensibilidade. Os dados básicos foram obtidos junto ao Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL e referem-se a janeiro de 1981. As fábricas com capacidade de 100 t, 200 t, 500 t e 1.000 t por dia foram consideradas viáveis porque apresentaram taxas internas de retorno anuais de 15,31%, 33,67%, 47,52%, 59,19%, respectivamente, superiores a taxa real de juros estipulada pelo BNDE em 8% ao ano. A análise de sensibilidade evidencia como itens mais relevantes no custo em todas as fábricas viáveis, a matéria-prima e mão-de-obra. Para o estudo de localização utilizou-se da programação linear mista com variáveis binárias utilizando-se o algoritmo de fluxo de custo mÃnimo, aplicado sobre uma rede de “transhipment”. Adotou-se o enfoque de estudo de cenários ou alternativas de localização para tornar o problema a um tamanho manejável. Pelos resultados obtidos a alternativa de localização que melhor minimiza os custos de coleta do milho, processamento e distribuição aos moinhos de trigo, é a que se refere à instalação de uma fábrica de 1.000 t/dia em São Paulo, 500 t/dia em Santos e 500 t/dia em Campinas. A diferença de custo total (coleta, processamento e distribuição) entre as primeiras classificadas é pequena e entre elas estão presentes tanto alternativas com poucas fábricas grandes como alternativas com muitas fábricas pequenas, havendo sempre uma compensação entre os custos de transporte e de processamento. Ficou evidente, porém, que o importante é adotar a localização que evite a duplicidade de percurso. Do ponto de vista social, a instalação de um maior número de fábricas pequenas seria preferÃvel à instalação de poucas fábricas grandes. Dessa forma, a pequena diferença de custos anteriormente referida, permite indicar alternativas de localização que apresentem menores custos aliados a um maior bem estar social. Uma melhoria no sistema ferroviário reduziria os custos de transporte e, por conseguinte o custo do produto final, ao evitar que as dificuldades inerentes ao sistema, proporcione uma maior preferência pelo transporte rodoviário mesmo com fretes mais elevados. Incrementos na produção de milho principalmente junto à s áreas potenciais à instalação das fábricas de FMID poderiam reduzir o custo de transporte e possibilitaria a localização dessas fábricas, de forma mais econômica junto aos centros produtores, do Estado de São Paulo, proporcionando um desenvolvimento menos concentrado no Estado.
Título em inglês
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Resumo em inglês
This paper refers to the economic feasibility and localization of production units for defatted integral corn flour, for use in mixtures with wheat flour in the São Paulo State. From the technical and nutritional points of view, research conducted at the Institute of Food Technology of the Secretary of Agriculture of the State of São Paulo, has shown this mixture to be efficient when used in the proportion of 25% corn to 75% wheat. The production of a new flour blend would supply the present nutritional requirements, increase the availability of low price products on the internal market, and avoid increasing the national debt through importation. The economic feasibilities of five units of different production capacities were analyzed. These capacities were 50 tons, 100 tons, 200 tons, 500 tons and 1,000 tons of corn to be processed per day, using three daily shifts and functioning for 300 days per year. For this, the production costs structure and internal return rate were used, and complemented by a sensitivity analysis. The basic data were obtained from the Institute of Food Technology-ITAL, and refer to January 1981. The factories with capacities for 100 t, 200 t, 500 t and 1,000 t per day were considered viable, since they showed annual internal return rates 15.31%; 33.67%; 47.52% and 59.19% respectively, all superior to the rate of interest stipulated by BNDE at 8% per year. The sensitivity analysis clearly showed that the raw material and work force were the main items of expenditure in the viable factories. For the localization study the mixed linear programing was used, with variables of the zero-one type, using the algorithm of minimal cost flux applied on a transhipment network. In order that the project remains of a manageable size, a focus on the study of settings or alternative locations was adopted. The result showed that the location alternative that best diminished the costs of the corn collection, processing and distribution to the wheat mills, referred to the installation of factories with capacities of 1.000 t/day in São Paulo, 500 t/day in Santos and 500 t/day in Campinas. The difference in total cost (collection, processing and distribution) among the most highly classified alternatives, was small, and between them both alternatives with few factories and several small factories were included, a compensation between the transport costs and processing always being present. It became clear however, that the important point was to adopt a location that avoided the duplication of routes. From the social point of view the installation of a larger number of small factories would be preferable to the installation of a few large factories. In this way, the small difference in cost previously referred to, allows for the indication of the alternatives of location that present smaller costs combined to a greater social well-being. An improvement in the railway system would reduce the transport costs and thus the cost of the final product, and prevent the inherent problems in the present system from resulting in a greater preference for road transport, even though the freight costs are higher. Increases in corn production, especially in prospective areas for the installation of corn factories, could reduce the costs of transport, and allow for the localization of these factories in a more economical way together with their production centers in the State of São Paulo, thus providing a less concentrated development within the State.
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Data de Publicação
2023-11-24