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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1981.tde-20231122-100520
Documento
Autor
Nome completo
Laura Elizabeth Wiese De Fiallos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1981
Orientador
Título em português
Análise da demanda e preços de tomate no Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
DEMANDA
PREÇO AGRÍCOLA
TOMATE
Resumo em português
Os estudos de demanda e margens de comercialização podem contribuir para melhorar o abastecimento aos centros consumidores. Nesta pesquisa objetivou-se estimar a demanda, as margens de comercialização e elasticidade de transmissão de preço do tomate envarado. O período do estudo foi de 1971 a 1978 para a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP) e de 1974 a 1978 para as Centrais de Abastecimento S.A. (CEASA, Campinas). Para a condução da pesquisa, o material estatístico consistiu de séries temporais mensais de quantidade e preço de tomate, preço de outros importantes produtos hortigranjeiros a nível de atacado, renda e preço de tomate a nível de varejo, obtidos em diversas fontes. Na análise estatística da demanda foram utilizadas duas formas alternativas, a função linear e a bilogarítmica. Para análise das margens e da elasticidade de transmissão de preço, foi utilizada além dessas formas funcionais, a função quadrática. Os resultados mais satisfatórios para a demanda foram obtidos através da função linear. Foi escolhida uma função para cada mercado e calculados os coeficientes de flexibilidade e elasticidade-preço. Verificou-se que o preço do tomate está inversamente relacionado com a quantidade ofertada de tomate e diretamente relacionado com a renda per capita e com os preços da batata, da cenoura e do pimentão. Fazendo a análise da flexibilidade-preço observou-se que existiu uma razoável similaridade entre os mercados. A elasticidade-preço da demanda foi pouco inferior à unidade. Quanto aos resultados relativos as margens de comercialização do varejista, a função que obteve os melhores resultados foi a bilogarítmica. Verificou-se que essa margem tem um componente relacionado ao preço de atacado e outro independente dele. Concluiu-se que a margem aumentará em 5% quando a quantidade ofertada aumentar em 10%. Com relação a elasticidade de transmissão de preço observou-se que foi pouco superior a 0,5, concluindo-se que a mudança relativa no preço de varejo será menor que no preço de atacado. O cálculo da elasticidade-preço a nível de varejo mostrou que a demanda era elástica.
Título em inglês
Not available
Resumo em inglês
Stable food supply to major consumer centers has been a great problem in Brazil. Demand and marketing studies may contribute to the understanding of that problem. The objective of this research was to estimate demand, marketing margins and the elasticity of price transmission for tomato. The period of analysis extended from 1971 to 1978 for Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP) and from 1974 to 1978 for Centrais de Abastecimento (CEASA - Campinas). Monthly time series data on quantity and price at the wholesale and retail levels and income were used in the empirical analysis. Ordinary least squares procedure was employed to estimate demand and margin functions. Linear functions presented the best fit of the demand functions. Price-flexibility were estimated and found to be of the some magnitude for both markets. Calculated price-elasticities were very close to unity. Margin functions were best fitted by using linear in the logarithm functions. Wholesale margin was found to be directly associated with the wholesale price. Other things equal a 10% increase in quantity produced would be associated with a 5% increase in that margin. The elasticity of price transmission was estimated to be a little higher than 0.5. Therefore, retail price tends to be more than stable wholesale price.
 
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Data de Publicação
2023-11-24
 
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