• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2006.tde-23022006-153300
Document
Author
Full name
Andreia Cristina de Oliveira Adami
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 2005
Supervisor
Committee
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade (President)
Aguiar, Danilo Rolim Dias de
Barros, Geraldo Sant Ana de Camargo
Title in Portuguese
Contratos de opção: análise do potencial de sustentação de preços para o mercado de arroz
Keywords in Portuguese
aquisição
armazenamento agrícola
arroz
mercado agrícola
política agrícola
Abstract in Portuguese
Com o objetivo de analisar o papel dos contratos de opção no mercado de arroz em casca como instrumento de estabilização de preço desenvolveu-se um modelo econômico que explica a alocação das disponibilidades de produto entre os períodos de safra e entressafra, em que as compras do governo podem ser acionadas para que o preço mínimo seja assegurado. As opções teriam o papel de reduzir os riscos de adiar a venda para o período da entressafra. O modelo é aplicado para analisar a operacionalização desse instrumento na safra de 2004/2005. Para isso foi estimada a demanda quinzenal por arroz no mercado nacional. Para a análise foram usadas as seguintes informações: o preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal em 2005, os custos de armazenagem quinzenal, a oferta de arroz em casca em 2005, os preços de importação do arroz em casca e as Aquisições do Governo Federal (AGF). Os resultados mostram que os preços de mercado se elevam quando o governo atua através de AGF e as opções de venda servem para que os preços sigam uma trajetória compatível com o armazenamento competitivo. Estimou-se que a probabilidade dos detentores das opções exercerem suas opções é maior quando o Governo não contrata AGF, pois os preços no mercado são menores sem a intervenção do governo. Conclui-se que os dois instrumentos (AGF e opções de venda) podem ser utilizados de forma complementar, com a AGF elevando os preços de mercado no período da safra e os contratos de opção de venda garantindo que os preços sigam uma trajetória de armazenamento competitivo e reduzindo os riscos de preços futuros, já que assegura o preço de exercício da opção que é o preço futuro que deve ser estabelecido a um valor inimamente remunerador para o produtor de arroz em casca.
Title in English
Put option contracts: analysis of the price support potential in the rice market
Keywords in English
acquisition
agricultural market
agricultural policy
agricultural storing
rice
Abstract in English
An economic model was developed to analyze the put option contract role to stabilize prices in the paddy market. The possibility of using Federal Government Acquisitions (AGF) to complement the option instrument was considered. The role of the options was to reduce the risks of storing the product for later sale. The model is applied to analyze the option instrument implementation in the 2004/05 season. A two week demand for rice was estimated for the Brazilian market. The results show that the market prices go up when the government acts through the AGF. The options serve the purpose of making prices follow a compatible path. It was estimated that the probability for the option owners exercise their options is greater when the AGF are not used. One can conclude that these two tools (AGF and put options) can be used in a complementary way, with the AGF raising the market prices in the harvesting period, and the put option contracts making sure that the prices follow a competitive path and reduce the risks of future prices.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
AndreiaAdami.pdf (625.07 Kbytes)
Publishing Date
2006-03-22
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.