Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2005.tde-29042005-135043
Document
Auteur
Nom complet
Rosangela Maria Pontili
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2004
Directeur
Jury
Kassouf, Ana Lucia (Président)
Hoffmann, Rodolfo
Vasconcellos, Lígia Maria de
Titre en portugais
A infra-estrutura escolar e as características familiares influenciando a frequência e o atraso no ensino fundamental.
Mots-clés en portugais
análise de regressão
censo demográfico
comunidade urbana
ensino fundamental
escola pública qualidade
família condições sócio-econômicas
pesquisa educacional
política pública
qualidade de vida
Resumé en portugais
Diversos estudos realizados na área econômica têm mostrado a importância
da escolaridade para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Apesar disso, o nível
médio de escolaridade no Brasil é de 6,4 anos na população adulta, considerado baixo,
se comparado a outros países da América Latina. Em vista disso, na década de 1990,
foram instituídas diversas mudanças na forma de gestão do ensino público brasileiro,
com objetivo de melhorar sua qualidade e motivar o interesse da criança pela escola. O
presente trabalho inseriu-se nessa discussão ao propor uma avaliação da influência que a
infra-estrutura escolar e as características familiares exercem sobre a freqüência e o
atraso no ensino fundamental. Dadas as diferenças regionais existentes no Brasil, fez-se
uma comparação entre os estados de São Paulo e Pernambuco. Para tanto, foram feitas
análises de regressões, utilizando-se do modelo próbite, e as bases de dados foram o
censo demográfico, o censo escolar e as transferências do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Escola (FNDE), do ano 2000. Tais análises concentraram-se nas
escolas públicas, da área urbana, dos dois estados. Além disso, foram realizadas
interações entre variáveis das características familiares e variáveis da infra-estrutura
escolar, a fim de verificar as formas mais eficientes de se colocar e manter a criança na escola, garantindo-lhe o avanço nos estudos. Questionou-se, portanto, se é mais
interessante para o governo investir na melhoria da qualidade das escolas, ou em
iniciativas que melhoram as condições socioeconômicas da família. Foram, também,
realizadas simulações para avaliar os impactos de uma melhoria na qualidade das
escolas, versus uma melhoria das condições socioeconômicas das famílias, na freqüência
e no atraso escolar do estudante. Os resultados mostraram que políticas públicas voltadas
para um aumento do salário, ou da escolaridade do professores, assim como para uma
melhoria dos equipamentos disponíveis na escola, beneficiarão mais as crianças
pertencentes a famílias com chefes pouco escolarizados e/ou com uma baixa renda
familiar per capita. Além disso, percebeu-se que em Pernambuco, a política pública de
maior impacto sobre a freqüência escolar foi o aumento do salário do professor e sobre o
atraso escolar foi o aumento da escolaridade do chefe de família. Para São Paulo, a
melhor opção seria aumentar a renda familiar per capita, tanto no caso da freqüência,
quanto no caso do atraso escolar. Conclui-se, então, que a adoção de políticas públicas
deve levar em consideração o lugar onde as mesmas serão adotadas, bem como os
objetivos a serem atingidos na área da educação. Acredita-se, no entanto, que políticas
voltadas para melhorar as características familiares geram resultados somente no longoprazo.
Por isso, sugere-se que no curto-prazo sejam priorizadas as políticas capazes de
melhorar a qualidade das escolas públicas que oferecem o ensino fundamental, na área
urbana, dos dois estados. Sugere-se, também, que os investimentos públicos na área da
educação priorizem Pernambuco, em função das diferenças socioeconômicas existentes
entre os dois estados.
Titre en anglais
School infrastructure and family characteristics affecting frequency and delay in primary and secondary school.
Mots-clés en anglais
demographic census
education research
household-socio-economic status
primary and second school
public policies
public school
quality of life
regression analysis
urban community
Resumé en anglais
Many studies in the economic field have showed the importance of
education to increase the wellbeing of the society. However, the adult population in
Brazil has, on average, 6.4 years of education, which is considered low when compared
to other Latin American countries. Trying to improve the educational indicators, in the
90s, many changes were implemented in the Brazilian public school system. The
objective of the present study is to evaluate school infrastructure and family
characteristics affecting childrens decision to study or to drop out from school
(frequency and school delay in primary and secondary levels). The analyses were
concentrated in public schools located in the urban areas of Pernambuco and São Paulo
states. Demographic census, school census and government spending data from 2000
were used to run a Probit model, whether a child was in school or not and whether a
child was in lower grade for his age or not. Interactions between familys characteristics
and school infrastructure, as well as some simulations, were done to verify what would
be the best possible resource allocation to improve childrens education. The results
showed that public policies that increased teachers schooling or teachers salaries, and
policies that improved the schools equipments would benefit more children from low income families and/or with low educated parents. Moreover, in Pernambuco, the
teachers salary caused the greater impact in the childrens frequency to school, while
the teachers schooling had the larger impact in the childrens school delay. On the other
hand, in São Paulo, the best option would be to increase per capita family income, either
to increase frequency or decrease delay in school. It is known that policies to improve
families characteristics will produce results more in the long run. Therefore, policies
that would improve the schools infrastructure and consequently the quality of the
schools are suggested in the short run. Moreover, the investment should focus
Pernambuco due to the lower socio-economic indicators compared to São Paulo.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
rosangela.pdf (1.03 Mbytes)
Date de Publication
2005-05-10
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.