• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1982.tde-20220208-051751
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Carlos Ruiz Pessenda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1981
Orientador
Título em português
Determinação espectrofotométrica de baixas concentrações de ortofosfato em águas naturais com emprego de resina de troca iônica em sistema de injeção em fluxo
Palavras-chave em português
ÁGUAS NATURAIS
ANÁLISE POR INJEÇÃO EM FLUXO
DETERMINAÇÃO
ESPECTROFOTOMETRIA
ORTOFOSFATOS
RESINA DE TROCA IÔNICA
Resumo em português
Foram estudados vários aspectos do método do azul de molibdênio em sistema de injeção em fluxo, visando a determinação de baixas concentrações de ortofosfato em águas naturais. Resina de troca iônica foi incorporada ao sistema proposto para a pré-concentração do referido íon. Inicialmente, no estudo de pré-concentração e eluição do fosfato na coluna de resina, utilizou-se a técnica do traçador radioativo, marcando-se as soluções padrões com 32P e fazendo-se a detecção através de um Geiger-Muller. Efeitos da intensidade dos fluxos na pré-concentração e eluição da relação entre a concentração do eluente e sua intensidade de fluxo e a ação de vários agentes efluentes foram investigados. A seguir, foram verificados os efeitos da concentração dos reagentes, volume injetado de amostra, comprimento de onda e eluentes no método colorimétrico. Foram investigados também os efeitos da presença de outros íons, do pH ou das formas de fosfato e do tempo de pré-concentração. O sistema proposto permite a determinação de 0,005 a 0,100 ppm de fosfato em águas naturais, com uma precisão superior a 99%, a uma velocidade analítica em torno de 40 determinações por hora. No teste de recuperação, a média de recuperação foi de aproximadamente 98%.
Título em inglês
Flow injection spectrophotometric determination of low concentrations of orthophosphate in natural waters employing ion exchange resin
Resumo em inglês
A simple and fast method for the determination of low concentrations of orthophosphate in natural waters is described. Ion exchange is incorporated into a flow injection system by using a resin column in the sample loop of a proportional injector. Effects of sample aspiration rate, sampling time, eluting agent concentration, pumping rate of the sample carrier stream and interferences, were investigated both using 32PO3-4 or 31PO3-4 with columns coupled to a Geiger-Muller detector and incorporated in a flow system with molybdenum blue colorimetry. The proposed method is characterized by good precision (r.s.d. < 1.0%), a sampling rate of about 40 samples per hour and permits the determination of orthophosphate in the range 0.005 - 0.100 ppm. Standard additions of orthophosphate to natural lake water samples showed recoveries from 94.59 to 103.12%. Also, an alternative flow diagram for the deterrnination of orthophosphate in the range 0.10 - 2.00 ppm is presented.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.