• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2019.tde-20191220-135712
Documento
Autor
Nombre completo
Samuel Fabre Sanches
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1980
Director
Título en portugués
Análise de experimentos em parcelas subdivididas, em blocos casualizados, com perda de uma ou duas subparcelas ou parcelas
Palabras clave en portugués
DELINEAMENTO EXPERIMENTAL
MODELOS MATEMÁTICOS
PLANEJAMENTO EM BLOCOS
Resumen en portugués
O presente trabalho foi orientado no sentido de apresentar um estudo simples da análise estatística de um experimento em parcelas subdivididas, onde ocorrem perdas de: a. uma subparcela, b. duas subparcelas em várias situações, c. uma parcela, d. duas parcelas em várias situações. Considerou-se o modelo matemático: Yijk= m+bj + ti + tbij + t’k + tt’ik + lijk . A partir desse modelo, pelo método do resíduo condicional, foram abordados os seguintes tópicos 1. Cálculo das somas de quadrados dos parâmetros: SQP (m̂, b̂, t̂, tb̂, t̂', tt̂'), SQP (m̃, b̃, t̃, tb̃, t̃'), SQP (m̅, b̅, t̅, tb̅), SQP (m̂̂, b̂̂, t̂̂), SQP (m̃̃, b̃̃) e SQP (m̅̅), onde os acentos ( ̂, ̃, ̅ )referem-se à estimativa dos respectivos parâmetros segundo modelo 2. Demonstrações das fórmulas para se obter as somas de quadrados ajustados das diversas causas de variações e a seguir, os esquemas de análise de variâncias 3, Demonstrações dos números U(s) para as correções das somas dos quadrados das causas de variações quando estas são determinadas com os valores estimados das observações perdidas. 4. Apresentação de variância de alguns contrastes que envolvem as observações perdidas em todos os casos discutidos. Os principais resultados obtidos foram: a. As somas de quadrados ajustados das causas de variações são sempre idênticas, assim como os números U(s) se apresentam sempre com a mesma expressão. b. As somas de quadrados das causas de variações são ligeiramente maiores que as verdadeiras quando se usa a estimativa da parcela perdida segundo seu modelo; quando se emprega a estimativa segundo o modelo original dado, então somente a SQ T x T'(x) é que ficará superestimada, e as demais somas poderão estar super como subestimadas exceto o resíduo (b), nos dois casos. c. No caso de parcelas perdidas ocorre o mesmo, porém neste caso o resíduo (a) não se altera. d. A SQT' (aj) = SQT 1 (usual) no caso de parcelas perdidas, onde SQT' = Soma de quadrados dos tratamentos secundários (T")
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SanchesSamuelFabre.pdf (10.66 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-12-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.