• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1982.tde-20220207-184911
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Assiz de Carvalho Filho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1982
Orientador
Título em português
Estudo sobre a ocorrência de aguaceiros e estiagens em Presidente Prudente, Avaré e Itapeva
Palavras-chave em português
CHUVA
ESTIAGEM
OCORRÊNCIA
PLUVIOMETRIA
Resumo em português
Com o fim de estudar: a) a duração máxima provável, em número de dias secos consecutivos, da estiagem mais longa do ano; b) a precipitação pluviométrica máxima provável no período de um dia, do ano; c) a probabilidade de ocorrência anual de aguaceiros de altura não inferior a 50 mm diários; d) a probabilidade de ocorrência anual de estiagens de duração não inferior a 30 dias secos consecutivos; tornaram-se, então, os dados de precipitação pluviométrica referentes aos anos de 1942 a 1981, inclusive, de Presidente Prudente, Avaré e Itapeva, Estado de São Paulo. As estimativas da duração máxima provável da estiagem mais longa do ano e da precipitação pluviométrica máxima provável no período de um dia, do ano, foram feitas utilizando-se a função de distribuição de valores extremos proposta por Gumbel; e as estimativas das probabilidades de ocorrências de estiagens de duração não inferior a 30 dias secos consecutivos e de aguaceiros de altura igual ou superior a 50 mm diários, foram feitas utilizando-se a função de distribuição de Poisson. As seguintes conclusões foram tiradas: 1) A estimativa da duração máxima provável da estiagem mais longa do ano, com probabilidade de 5% dessa estimativa ser ultrapassada, para a cidade de Presidente Prudente de 78 dias secos consecutivos, para a cidade de Avaré ê de 74 dias e para a cidade de Itapeva é de 62 dias respectivamente. 2) Durante o ano, a probabilidade de que ocorra no máximo uma estiagem de duração não inferior a 30 dias secos consecutivos e estimada em 71,73% para a cidade de Presidente Prudente, 83,54% para a cidade de Avaré e 90,98% para a cidade de Itapeva. 3) Durante o ano, a precipitação máxima provável no período de um dia ê estimada em 106;5 mm para a cidade de Itapeva. 4) A probabilidade de ocorrer no ano pelo menos um aguaceiro de altura não inferior a 50 mm diários é estimada em 96,83% para a cidade de Avaré. 5) A função do tipo exponencial indicada para o estudo de dados de estiagem e precipitação pluviométrica (máximas registradas de cada ano) é a função lognomal.
Título em inglês
Study on occurrence of heavy downpour and drought for Presidente Prudente, Avaré e Itapeva
Resumo em inglês
In order to study: a) the maximum probable duration of drought (dry days consecutive) of the year; b) the maximum probable rainfall with one day period of the year; e) the annual probabilityoccurrence of heavy downpour of a height greater than 50 mm; d) the annual probability occurrence of drought of height greater than 30 dry days consecutive; to this, the data of rain precipitation for Presidente Prudente, Avaré and Itapeva, São Paulo State, were taken. The annual frequence of drought and heavy downpours were studied by a Poisson's theory, and the maximum probable rain- fall and drought were studied by the extreme values distribution proposed by Gumbel. According to the data, the following conclusions were drawn: 1) The estimative of the maximum probable duration of drought of the year where 78 dry days consecutive for Presidente Prudente, 74 dry days consecutive for Avare and 62 dry days con secutive for Itapeva. 2) ln the year, the probability of occurrence of no more than one drought of height greater than 30 dry days consecutive were 71,73% for Presidente Prudente, 83,54% for Avare and 90,98% for Itapeva. 3) The maximum probable rainfall with one day period, of the year to Itapeva were 106,5 mm. 4) ln the year, the probabili ty of occurrence of at least one heavy downpour of height greater than 50 mm were 96,83% for Avare. 5) The best distribution of exponential type for the data concerning to Presidente Prudente, Avare and Itapeva (rain data and drought data) were the lognormal distribution.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.