• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1980.tde-20220208-014716
Documento
Autor
Nome completo
Maria Apparecida Valério Feltrin
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1980
Orientador
Título em português
Análise harmônica no estudo das precipitações pluviais no município de Bandeirantes, PR
Palavras-chave em português
ANÁLISE HARMÔNICA
CHUVA
Resumo em português
No presente trabalho foi aplicada a análise harmônica aos valores mensais, de chuvas, referentes ao Município de Bandeirantes (PR), num período de 48 anos (1930 a 1977). Os dados originais, em milímetros, foram ajustados a meses de trinta dias e, posteriormente, foram transformados para y = x. Foram determinados os componentes harmônicos do elemento climático analisado, para três casos distintos: período anual, período seco e período chuvoso. A estabilidade destes componentes harmônicos foi verificada, através da análise de variância, para cada um dos três casos, após a verificação da normalidade dos componentes envolvidos na análise. Estabeleceram-se os intervalos de confiança para os contrastes ortogonais e para as amplitudes dos componentes harmônicos considerados e determinaram-se as equações de regressão para os três casos estudados, com os seguintes resultados: (Descrito na Dissertação). As principais conclusões obtidas, foram: a) Bandeirantes apresenta um período seco (abril a setembro) e um período chuvoso (outubro a março) bem definidos, sendo este o responsável por 69,40% da precipitação anual. b) Para o período anual, o modelo ora determinado explica 98,02% das variações devidas a meses, e estima-se um máximo de chuvas durante o mês de janeiro, e um mínimo, durante o mês de agosto. c) Para o período seco, a equação de regressão estimada explica 99,54% das variações devidas a meses e estima-se um mínimo de chuvas para o mês de agosto. d) Para o período chuvoso, a equação de regressão estimada explica 100% das variações devidas a meses e estima-se um máximo de chuvas durante o mês de janeiro.
Título em inglês
Not available
Resumo em inglês
On this study, the harmonic analysis were aplicated of monthly quantities of rainfall in Bandeirantes County, during 48 years (1930-1977). The original data were ajusted for months of thirty days and after were transformed into y = x . The harmonic cornponents of analysed elements were settled for three different cases: annual period, dry period, rainy period. Statistical analyses of variance demonstrated the stability of harrnonics cornponents to each one of the three cases, after the test of normality of the components were envolving in analysis. The confiance intervals were stabilished to orthogonal contrasts and their corresponding period ocillations, and regression equations obtained, are given as: (See Dissertation)
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.