• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155432
Documento
Autor
Nombre completo
Agnelo Jose Vitti
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1993
Director
Título en portugués
Epidemiologia comparativa entre a ferrugem comum (Puccinia sorghi Schweinitz) e a helmintosporiose (Exserohilum turcicum (Passerini) Leonard & Suggs) do milho (Zea mays L.)
Palabras clave en portugués
EPIDEMIOLOGIA
FERRUGEM COMUM
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
HELMINTOSPORIOSE
MILHO
Resumen en portugués
Com o objetivo de se comparar o desenvolvimento de doenças foliares causadas por um patógeno biotrófico e um necrotrófico, foram realizados experimentos utilizando- se Puccinia sorghi e Exserohilum turcicum, causadores da ferrugem comum e helmintosporiose do milho, respectivamente. Tais experimentos visaram avaliar a influência da temperatura sobre os parâmetros: eficiência de doença (ED), período de incubação (PI), velocidade de crescimento das lesões (VCL) e produção de esporos (PE), bem como o efeito do período de molhamento sobre a ED, realizados em câmaras de crescimento sob condições controladas. Também foi avaliado o progresso de ambas as doenças no campo, sob condiç6es naturais de epidemia, através da determinação do número e área de lesões, severidade doença e esporulação. Os resultados mostraram que a temperatura exerceu maior influência sobre a velocidade de crescimento das lesões de helmintosporiose que de ferrugem comum. Em todas as temperaturas testadas, P. sorghi superou E. turcicum na eficiência de doença e E. turcicum superou P. sorghi na área média das lesões. P. sorghi requereu períodos de umidade menores para causar infecção quando comparado a E. turcicum, tendo o primeiro patógeno apresentado formação de lesões a partir de 4 horas e o segundo a partir de 8 horas de molhamento. P. sorghi mostrou-se sempre superior na produção de esporos por área de lesão, tanto no campo quanto em ambiente controlado, sendo esta diferença mais pronunciada em campo.
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
VittiAgneloJose.pdf (3.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-11-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.