Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155628
Documento
Autor
Nome completo
Ary Correa Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1990
Orientador
Título em português
Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
Palavras-chave em português
BIOQUÍMICA
FERRUGEM DO CAFÉ
FISIOLOGIA
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
Resumo em português
Através da diferenciação de estruturas de infecção do fungo Hemileia vastatrix, sobre suportes artificiais de germinação foi possível o isolamento de proteínas, carboidratos e lipídeos do patógeno. Concluímos que a diferenciação de estruturas de infecção do fungo e dependente de estímulos topográficos do suporte de germinação. Durante o desenvolvimento do tubo germinativo ocorrem modificações dos açúcares presentes na parede do fungo com a diminuição de alfa-macanas e alfa-glucanas e aumento do total de quitina. Durante o processo de germinação ocorre diminuição dos níveis totais de carboidratos, enquanto durante a formação dos opressórios, lipídeos são os compostos preferencialmente metabolizados. Os níveis de proteína, que decrescem durante a germinação, aumentam durante a diferenciação dos opressórios. Vesículas sub-estomáticas podem se formar sobre suportes artificiais, mas não se observou nunca nenhum desenvolvimento posterior dessas estruturas
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-11-27