• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160748
Documento
Autor
Nombre completo
Marcela Ribeiro Abbado
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1995
Director
Título en portugués
Estabelecimento de capim elefante (Pennisetum purpureum Shum.) em áreas de Brachiaria decumbens Stapf. explorando o potencial alelopático de leguminosas tropicais
Palabras clave en portugués
ALELOPATIA
CAPIM BRAQUIÁRIA
CAPIM ELEFANTE
LEGUMINOSAS TROPICAIS
PASTAGENS
Resumen en portugués
O presente trabalho foi realizado com objetivo de avaliar os possíveis efeitos alelopáticos de leguminosas tropicais sobre a germinação e crescimento de plantas de braquiária decumbens (Brachiaria decumbens Stapf.), no estabelecimento do capim elefante (Pennnisetum purpureum Shum. cv.Napier). As leguminosas testadas foram: Crotalária (Crotalaria juncea), Guandu (Cajanus cajan), Feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), Labe labe (Lablab purpureus cv. Rongai) e Mucuna preta (Mucuna aterrima). Realizou-se um ensaio no campo, dois em casa-de-vegetação e um no laboratório de sementes. No ensaio de campo, após 105 dias do plantio dessas leguminosas em uma área que era pastagem de B. decumbens, aplicaram-se dois tratamentos: Incorporado ou Mulching. No incorporado as leguminosas foram incorporadas com microtrator e no mu1ching estas foram deixadas como cobertura morta. Em seguida plantou-se o capim elefante e avaliou-se a infestação de B. decumbens na área do capim elefante recém implantada. Em casa-de-vegetação, testou-se o efeito dos diversos extratos dessas leguminosas sobre a germinação e crescimento de plântulas de B. decumbens. Os extratos foram aplicados nas seguintes concentrações: 100%, 75%, 50%, 25% e água destilada. Testou-se também em casa-de-vegetação, o efeito da profundidade de semeadura da B. decumbens sobre a sua germinação e crescimento. No laboratório de sementes conduziu-se um ensaio com o objetivo de se avaliar os efeitos alelopáticos das leguminosas cultivadas no campo sobre a germinação das sementes e crescimento de plântulas de B. decumbens sob condições controladas. As concentrações dos extratos foram as mesmas utilizadas no experimento de casa-de-vegetação. Constatou-se através de experimentos em laboratório que a crotalária e o labe labe apresentam efeitos alelopáticos sobre a germiinação, comprimento da radícula e produção de matéria seca da B. decumbens. Entretanto quando os extratos de leguminosas foram aplicados em vasos sob condições de casa-de-vegetação observou-se que somente houve efeito alelopático sobre a germinação e sobre o desenvolvimento radicular. Nos trabalhos de campo observou-se que a incorporação do adubo verde foi mais eficiente no controle da braquiária do que o uso das leguminosas em cobertura morta. O efeito da incorporação sobre o controle da B. decumbens foi acentuado durante todo o período experimental entretanto após 73 dias do plantio do capim elefante observou-se que o comportamento da braquiária foi semelhante no tratamento incorporado e no de cobertura morta. A crotalária, labe labe e a mucuna preta apresentaram melhor controle sobre a B. decumbens após o período de 73 dias indicando, provavelmente, um efeito alelopático sobre o perfilhamento e produção de matéria seca da gramínea. Nas áreas plantadas com crotalária o capim elefante apresentou maior desenvolvimento.
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.