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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-20200111-132502
Document
Author
Full name
Joelito de Oliveira Rezende
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1979
Supervisor
Title in Portuguese
Consequências da aplicação de vinhaça sobre algumas propriedades físicas de um solo aluvial (Estudo de um Caso)
Keywords in Portuguese
PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO
SOLO ALUVIAL
VINHAÇA
Abstract in Portuguese
Através de trabalhos no campo e no laboratório objetivou-se estudar os efeitos de níveis variáveis de vinhaça sobre diversas propriedades físicas de um solo aluvial, representativo da Usina Victor Sence, localizada no Município de Conceição de Macabu, Estado do Rio de Janeiro. No campo, foram delimitadas oito faixas de 6,0 m de largura por 20,0 m de comprimento, separadas entre si por uma distância de 3,0 m. Cada uma destas faixas recebeu uma dose diferente de vinhaça: 0,60, 120, 180, 240, 300, 360 e 420 m3/ha. A vinhaça foi distribuída à lanço por meio de um caminhão-tanque e posteriormente incorporada à camada superficial de 25 cm de espessura por meio de aração e gradagem. Foram estabelecidos períodos de 60 e 120 dias entre a incorporação da vinhaça e as amostragens do solo para os estudos no laboratório. No laboratório, o projeto compreendeu seis estudos independentes, totalizando, no conjunto, doze experimentos (seis para cada período de incubação do solo). Utilizando-se amostras indeformadas e de terra fina seca ao ar, coletadas ao acaso dentro de cada parcela experimental, foram feitas as seguintes observações: a - Efeito do trânsito do caminhão condutor de vinhaça sobre a compactação da área irrigada, medido através da variação da densidade aparente e porosidade total do solo entre e no rasto deixado pelos pneus; b - Efeito da vinhaça sobre a pressão osmótica da solução do solo, medido através da condutividade elétrica do extrato de saturação; c - Efeito da vinhaça sobre a granulação do solo, medido através do grau de floculação das partículas coloidas, retentividade da água, volume e distribuição dos poros por tamanho e condutividade hidráulica (fluxo saturado). Dos estudos realizados e apresentados no presente trabalho resultaram as seguintes conclusões: a - O trânsito do caminhão compactou cerca de 25% da área irrigada quando se aplicou uma quantidade de vinhaça igual ou maior do que 180 m3/ha; b - A aplicação da vinhaça contribuiu para a elevação da pressão osmótica da solução, principalmente nos primeiros 5 cm superficiais do solo. A pressão osmótica da solução do solo aumentou com a quantidade de vinhaça aplicada devido, principalmente, ao nitrogênio e potássio; c - Num período de 120 dias nenhuma das doses da vinhaça utilizada contribuiu para modificação significativa (1) no estado de floculação das partículas coloidais do solo; (2) na capacidade de retenção de água do solo e (3) na porosidade do solo (porosidade total, macro e micro porosidades); d - A inconsistência dos resultados obtidos com o estudo do efeito da vinhaça sobre a condutividade hidráulica do solo não permitiu uma conclusão segura sobre este efeito.
Title in English
Not Avaliable
Abstract in English
An alluvial soil was utilized for a series of field and laboratory studies designed to observe the effects of various dosages of vinasse on some soil physical properties. The experimental site was located on the sugar cropping area of the Victor Sence Sugar Mill, in the “Conceição de Macabu” Municipality, State of Rio de Janeiro. The field lay-out consisted of eight plot 6.0 m. were and 20.0 m long, 3.0 m apart from each other. The plots received, individually, an application of vinasse in dosages increasing at the rate of 60 m3/ha, respectively. A check plot was added for control. The irrigation of the plots was done by means of a tank truck. The plots were subsequently plowed and disked to mix the vinasse solids into the top 25 cm soil layer. Soils samples were taken 60 and 120 days afterwards for laboratory investigations. The laboratory phase of the project consisted of six independent studies totalling twelve experiments: six for each sampling date. Soil cores and fine earth samples taken at random from each plot were used for the following observation: a) Effect of traffic on soil compaction as indicated by variations on bulk density and porosity between and on the truck’s tire tracks; b) Effect of vinasse on soil solution osmotic pressure measured as electric conductivity of the saturation extract; c) Effect of vinasse on soil granulation as indicated by the degree of flocculation of colloidal particles, water retention, total porosity, pore size distribution and saturated hydraulic conductivity. The results obtained led to the following conclusions: a) Truck traffic effect on soil compaction was related to quantity of vi nasse applied to soil insofar as traffic increased with the rate of irrigation; b) Osmotic pressure of soil solution increased with the rate of vinasse irrigation, particularly in the soil’s top 5 centimeters. This effect was due mainly to the concentration of potassium and nitrogen in the vinasse. c) No significant change in the degree of floculation of soil colloidal particles, water retention and pore size distribution was observed 120 days after irrigation with vinasse; d) Data on hydraulic conductivity was erractic preventing any conclusive statement as to the effect of vinasse on this soil property.
 
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Publishing Date
2020-01-11
 
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