• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.1990.tde-20210104-170710
Documento
Autor
Nome completo
Ariovaldo Luiz Turatti
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1990
Orientador
Título em português
Variabilidade do armazenamento de água em terra roxa estruturada
Palavras-chave em português
ÁGUA DO SOLO
ARMAZENAMENTO
TERRA ROXA ESTRUTURADA EUTRÓFICA
Resumo em português
Com o objetivo de estudar o armazenamento de água no solo até a profundidade de 150 cm, foi conduzido um experimento em Terra Roxa Estruturada Eutrófica, localizado na área experimental do Departamento de Física e Meteorologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, Brasil, no período de 2 de março a 12 de outubro de 1989. A parcela experimental constou de uma transição de 25 pontos, espaçados 5 m um do outro, onde foram instalados tubos de acesso, da sonda de nêutrons. Lateralmente e distantes 25 e 50 cm, respectivamente, de cada tubo de acesso da sonda, foram também instalados tensiômetros a 135 e a 165 cm de profundidade para obtenção do potencial mátrico e do gradiente de potencial a 150 cm de profundidade, para estimativa dos fluxos de água no limite inferior da camada de solo estudada. Com as leituras de sonda foram calculados os armazenamentos através das técnicas numéricas de integração Trapezoidal e de Simpson e com os dados de potencial mátrico a drenagem profunda através da equação de Darcy durante o período de condução do experimento. As conclusões do presente trabalho indicam que a técnica de integração de Simpson proporciona um menor erro na estimativa do armazenamento de água; a variabilidade do solo ao longo da transeção deve ser considerada quando de estudos de armazenamentos e aplicações em balanços hídricos; o perfil do solo se apresentou sempre com drenagem em 150 cm de profundidade e que esta representou cerca de 6% das perdas de água do solo durante o período de condução do experimento.
Título em inglês
Soil water storage variability of terra roxa estruturada
Palavras-chave em inglês

Resumo em inglês
With the objective of studding soil water storage down to the depth of 150 cm, an experiment was conducted on a “terra roxa estruturada” field located in Piracicaba, S.P., Brasil, during the period of March-October 1989. Neutron probe measurements were performed on a 25 point transect, with observation points spaced 5 m. Soil water potential measurements, using mercury manometer tensiometers located at 135 and 165 cm depths, were made in order to calculate hydraulic gradients at 150 cm depth, choosen to be the lower limit for water storage calculations. Storages were calculated by integrating soil water content profiles from soil surface down to 150 cm, using trapezoidal and Simpson’s rules, and soil water fluxes at the depth of 150 cm were calculated using Darcy’s equation. Results show that Simpson’s rule of integration yields lower errors in the estimation of soil water storages; soil spatial variability can not be neglected in storage calculations and in the estimation of water balances; the soil profile at the lower limit (150 cm) showed always downward water fluxes which represented only 6 % of the total water losses during the experimental period.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-01-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.