• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1986.tde-20220208-055428
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Alfredo Fernandes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1985
Orientador
Título em português
Efeitos do gesso como fonte de cálcio e de enxofre na cultura da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.)
Palavras-chave em português
CÁLCIO
CANA-DE-AÇÚCAR
ENXOFRE
GESSO
NUTRIÇÃO VEGETAL
Resumo em português
Foi estudado o efeito do gesso como fonte de cálcio e de enxofre para a cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista situada no município de Paraguaçu Paulista, que tem as seguintes coordenadas geográficas: 22°24 de latitude sul e 50°34 de longitude oeste. A altitude e de 505 m. O solo e o Latossolo Vermelho Escuro, textura média. As variedades de cana utilizadas foram a NA-5679 e a CB-4176. O gesso foi aplicado de três modos: como enchimento da formula NPK, em cobertura e no sulco de plantio. Foram utilizados também tratamentos em que o enxofre foi empregado nas formas elementar e de sulfato de amônio bem como um tratamento testemunha na qual a fonte de nitrogênio foi a ureia. Todos os tratamentos receberam fósforo na forma de superfosfato triplo e potássio na forma de cloreto. As principais conclusões podem ser resumidas do seguinte modo: a) O gesso aplicado em cobertura na dose de 500 kg/ha promoveu significativo aumento de produção. b) O gesso se revelou bom material para enchimento da formula de adubação no que se refere à elevação da produção. c) O gesso, de um modo geral, causou aumentos nos teores de cálcio e de enxofre das folhas.
Título em inglês
Effects of gypsum as a source of calcium and sulfur for sugar cane (Saccharum officinarum L.)
Resumo em inglês
Experiments to study the effects of gypsum as calcium and sulfur source for sugar cane were carried out at the experimental farm of the School of Agriculture of Paraguaçu Paulista, located in Paraguaçu, São Paulo, 22°24S and 50°34W, 505 m height. The sugar cane varieties NA-5679 and CB-4176 were planted in dark-red sandy latosol. Gypsum was applied as: mixed with NPK fertilizer, broadcast and in planting furrows. For comparative purposes, sulfur was also added as elemental sulfur and as ammonium sulfate in separate essays. Experiments using urea as a nitrogen source were the control. ln all the cases phosphorus was applied in the form of triple superphosphate and potassium as KCl. The main conclusions are: a) Broadcast application of 500 kg/ha gypsum and mixed with NPK fertilizer significantly increased crop production. b) Gypsum showed be a good material c) ln general, the application of gypsum increased leaf concentration of calcium and sulfur.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.