• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1998.tde-20220208-110613
Documento
Autor
Nome completo
Andréa Cristiane Sanches
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1998
Orientador
Título em português
Alterações nas propriedades de um podzólico vermelho-amarelo resultantes da substituição da mata natural pela cultura da laranja
Palavras-chave em português
CITRICULTURA
LARANJA
PODZÓLICO VERMELHO-AMARELO
PROPRIEDADES DO SOLO
Resumo em português
A substituição das matas naturais por culturas agrícolas causa modificações nas propriedades do solo. Neste estudo foram quantificadas as alterações nas propriedades físicas químicas e microbiológicas do solo após dezoito anos da retirada da vegetação natural e implantação da cultura da laranja. Foram estudadas, também, a intensidade da alteração para cada parâmetro e a influência da posição da cultura relativa a linha de plantio. As amostragens foram realizadas na fazenda Cambuhy, no Município de Matão - SP, em áreas próximas cultivadas com laranja e sob mata natural, em um podzólico vermelho-amarelo. As amostras foram retiradas em pontos distribuídos na projeção da copa das plantas, na entrelinha da cultura e na mata, nas profundidades 0-20 e 20-40 cm, determinando-se o pH em CaCl2 P-resina, matéria orgânica, densidade do solo e atividade microbiana, e calculando-se a CTC e o V%. As comparações foram feitas através de teste t para amostras independentes, entre a mata e a posição da projeção da copa das plantas, e entre mata e entrelinha da cultura. A intensidade das alterações causadas pelo cultivo foi diferente para cada variável analisada e dependente da posição considerada em relação a linha de plantio. A retirada da mata e implantação da cultura da laranja alterou as propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo, principalmente na camada 0-20 cm, com intensidade diferente para cada variável analisada e dependente da posição considerada em relação à linha de plantio. O cultivo provocou redução no pH, na saturação por bases, no teor de matéria orgânica, na CTC do solo e na atividade microbiana e aumento do teor de P na projeção da copa das plantas e da densidade do solo nas duas posições estudadas. A estrutura do solo, quantificada através da densidade do solo, foi a variável mais alterada pelo cultivo, seguida da CTC e teor de matéria orgânica.
Título em inglês
The evaluation of some soil properties of a ultisol cultiv ated with orange for eigtheen years
Resumo em inglês
The changes on soil properties due to orange cultivation were evaluated in this study. The experiment was carried out at Cambuhy orange located in Matão - SP. Two areas were selected: (i) a native forest, (ii) an orange plantation that has been established for eighteen years. Ten sampling sites were randomly selected in each area. Soil samples were taken at two positions: below the tree and in the interrow, at two depth: 0-20 and 20-40 cm. The samples were analyzed for pH, base saturation percentage, P content, cation exchange capacity, organic matter, bulk density and microbial activity. Orange cultivation caused a decreased in pH, base saturation percentage, organic matter, cation exchange capacity and microbial activity. ln the other hand there was an increased in P content and bulk density which was the most affected soil property.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.