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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2004.tde-24052004-160909
Document
Auteur
Nom complet
Cláudia Liane Rodrigues de Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2004
Directeur
Jury
Silva, Alvaro Pires da (Président)
Imhoff, Silvia Del Carmen
Libardi, Paulo Leonel
Maria, Isabella Clerici de
Tormena, Cássio Antonio
Titre en portugais
Compressibilidade de solos versus intensidade de tráfego em um pomar de laranja e pisoteio animal em pastagem irrigada.
Mots-clés en portugais
fisíca do solo
laranja
pastagens
pomares
propriedade física do solo
Resumé en portugais
Nos últimos anos, novas estratégias têm sido desenvolvidas na obtenção de incrementos da produtividade agrícola associados à manutenção da qualidade do solo. No entanto, as terras agrícolas vêm perdendo a sua qualidade física decorrente dos processos de compactação a que estão sendo expostas. A compactação do solo, destaca-se a nível mundial como um dos principais responsáveis pela redução da produtividade das culturas. Pesquisas têm descrito o processo de compressão de solos formados sob a influência de clima temperado, bem como modelos que relacionam esse processo com os atributos intrínsecos dos solos. A informação disponível também demonstra que o processo de compactação depende do sistema de manejo de solo adotado. Entretanto, existe a necessidade de desenvolver estudos que permitam uma melhor compreensão do processo de compactação de solos desenvolvidos sob clima tropical. Nesse sentido, este trabalho testou a hipótese de que o processo de compactação e os indicadores derivados da curva de compressão de solos tropicais são influenciados diferenciadamente pelo sistema de manejo aplicado, devido às alterações que o mesmo induz nas propriedades físicas do solo. O objetivo geral deste estudo foi avaliar quantitativamente o processo de compactação e os indicadores "índice de compressão" e "pressão de preconsolidação" de solos submetidos a diferentes intensidades de tráfego em um pomar de laranja e diferentes intensidades de pisoteio animal em uma pastagem irrigada e obter, se possível, relações que permitam estimar esses indicadores a partir de propriedades do solo facilmente mensuráveis. Os objetivos específicos foram: i) determinar a influência de diferentes intensidades de tráfego no processo de compactação e nos parâmetros índice de compressão e pressão de preconsolidação de um Latossolo Vermelho Amarelo sob pomar de laranja e, a partir desses indicadores, avaliar a heterogeneidade da compactação; ii) avaliar a influência do pisoteio animal na compressibilidade de um Argissolo Vermelho submetido aos sistemas de pastejo rotacionado intensivo: irrigado e não irrigado; e iii) obter funções que permitam estimar a capacidade de suporte de carga do solo a partir de uma propriedade facilmente mensurável e de extrema importância para o crescimento de plantas: a resistência do solo à penetração. Os resultados referentes ao primeiro objetivo indicaram que o processo de compactação foi influenciado pela intensidade de tráfego, visto que os valores de pressão de preconsolidação diferiram nas posições de amostragem entre rodado, rodado e projeção da copa em relação à linha de cultivo. A pressão de preconsolidação resultou ser um indicador mais sensível que o índice de compressão na avaliação da heterogeneidade da compactação em áreas citrícolas. Os resultados obtidos no segundo objetivo revelaram diferenças na compressibilidade do solo, refletindo-se nas curvas de compressão uniaxial dos sistemas de pastejo rotacionado intensivo irrigado e não irrigado. Os sucessivos ciclos de pastejo induziram aumento da pressão de preconsolidação do solo nos dois sistemas de pastejo, sendo significativamente superior no sistema de pastejo rotacionado intensivo irrigado. No que se refere ao terceiro objetivo, foi determinada uma relação significativa, positiva e linear entre a pressão de preconsolidação e a resistência do solo à penetração medida no laboratório e no campo. Estes resultados possibilitam afirmar que a capacidade de suporte de carga do solo pode ser estimada a partir de uma propriedade física facilmente mensurável como a resistência do solo à penetração avaliada no campo.
Titre en anglais
Soil compressibility versus traffic intensity in an orange orchard and animal trampling in an irrigated pasture.
Mots-clés en anglais
orange
orchards
pastures
soil physical property
soil physics
Resumé en anglais
In the last years new strategies have been developed to obtain increment of the agricultural productivity maintaining the soil quality. However, the agricultural lands quality is decreasing as a consequence of the soil compaction process. Soil compaction is considered as one of the main factors responsible for the reduction of the cultures productivity. Researches related to soils formed under the influence of temperate climate have described the process of soil compression, and developed models that relate this process with the soil intrinsic attributes. Studies have also shown that the soil compression process depends on the soil management practices. However, it is still necessary to develop studies that allow a better understanding the compaction process of soils developed under tropical climate. In this context, this research tested the hypothesis that the soil compaction process is influenced differently by the management practices, due to the alterations that induce on the soil physical properties. The general objective of this study was to evaluate quantitatively the compaction process, and the indicators "compression index" and "preconsolidation pressure" of soils submitted to different traffic intensities in an orchard, and different animal trampling intensities in an irrigated short duration grazing system, and to obtain relationships that allow to estimate these indicators using easily measurable soil attributes. The specific objectives were: i) to determinate the influence of different traffic intensities in the soil compaction process, and in the compression index and preconsolidation pressure of an Haplustox under an orange orchard, and to use these indicators to evaluate the soil compaction heterogeneity; ii) to evaluate the influence of the animal trampling on the soil compressibility of an Hapludalf submitted to two rotation short-duration grazing systems: not irrigated and irrigated; and iii) to obtain functions that allow to estimate the load support capacity using an easily measurable and very important soil property for plant growth; i.e. the soil resistance to penetration. The results related to the first objective indicated that the compaction process was influenced by the traffic intensity, since that the preconsolidation pressure values were different between the sampling positions; i.e., between wheel track, wheel track, canopy projection, and row. The preconsolidation pressure demonstrated to be a more sensitive indicator than the compression index in the evaluation of the soil compaction heterogeneity in an orange orchards. The results related to the second objective have indicated differences in the soil compressibility, which in turn were expressed in the soil compression curves of the irrigated and not irrigated rotation short-duration grazing systems. The successive grazing cycles have induced increases of the soil preconsolidation pressure values of the two grazing systems, being significantly greater in the irrigated rotation short-duration grazing system. The results related to the third objective have demonstrated the existence of a significant, positive and linear relationship between the preconsolidation pressure values and the soil mechanical resistance that were measured in the laboratory and in the field. These results make possible to state that the soil load support capacity can be estimated using an easily measurable soil property; i.e. the soil resistance to penetration.
 
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claudia.pdf (751.94 Kbytes)
Date de Publication
2004-05-25
 
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