• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2019.tde-20191218-122817
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Curiacos Bertolini
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1995
Orientador
Título em português
Avaliação de fécula e farelo de mandioca como substratos para produção de ciclodextrinas
Palavras-chave em português
CICLODEXTRINAS
FARELO DE MANDIOCA
FÉCULA DE MANDIOCA
PRODUÇÃO
SUBSTRATOS
Resumo em português
Ciclodextrinas (CDs) são oligossacarídeos cíclicos que apresentam a capacidade de formar complexos de inclusão com outras moléculas, modificando suas características. Por tal razão, as CDs apresentam grande interesse para a indústria alimentícia e farmacêutica, sendo que seu custo de produção é o principal fator limitante de sua utilização. As fecularias, indústrias que extraem fécula de mandioca, estão distribuídas por todo o país, sendo o farelo um resíduo que possui teor de amido próximo entre 70 e 80%. Neste trabalho, verificou-se a viabilidade de produzir CDs usando fécula e farelo de mandioca como substratos. A produção de CDs foi feita usando a enzima ciclodextrina glucosiltransferase (CGTase E. C. 2.4.1.19), proveniente de Bacillus macerans, da Amano Intemational Enzyme, a 50°C e a avaliação dos resultados foi feito através de HPLC (High Performance Chromatography Liquid). Os resultados revelaram que a produção de CDs a partir de tais substratos é viável. No caso do farelo, houve necessidade de realizar prensagem para recuperar a fase líquida onde estavam presentes as CDs. A fécula de mandioca resultou em maior produção de β-CD que o farelo, não havendo diferença significativa entre para os dois substratos em relação a produção de α-CD. O farelo propiciou maior proporção de α:β-CDs equivalente a 1,5:1,0; enquanto para a fécula a proporção foi de 1,0:1,45. Ensaios de liquefação prévia do amido com as enzimas ciclodextrina glucanotransferase (CGTase), celulase e α-amilase não proporcionaram diferença na produção de CDs. Após 4 horas de reação houve tendência à estabilização da produção de CDs, de extremidades redutoras e de hidrólise de amido, indicando considerável perda da atividade enzimática. Para condições de ensaio, pode-se considerar que 4 horas de reação são suficientes para que a conversão de amido em α-CDs seja de 19% para a fécula e 27% para o farelo. Para β-CDs, os valores foram de 21% para fécula e 15% para o farelo. Tais resultados indicam que o farelo pode ser um promissor substrato para a produção de CDs.
Título em inglês
Cassava starch and cassava bran assay as substrates for cyclodextrins production
Resumo em inglês
Cyclodextrins (CDs) are cyclic and non reducing oligosaccharids with the ability to form complexes with a wide range of hydrophobic molecules used in food, cosmetic and pharmaceutical industries. Their manufacturing is very expensive. The cassava industrialization produces as waste the bran, with a high starch content. In this work, CDs were produced by using cassava starch and cassava bran using cyclodextrin glucosiltransferase (CGTase E. C. 2.4.1.19), from Bacillus macerans, (Amano Intemational Enzyme ), 50°C. The production was evaluated by HPLC (High Performance Liquid Chromatography). The production rate was not affected by using previous liquefaction with cellulase, CGTase, or α-amylase. The production rate of α:β­CD with bran was 1.5:1.0 and with starch was 1.0:1.45. There were not difference of α-CD production between two treatments, but the β-CD production rate was higher with cassava starch relatively to bran. After four hours of reaction, there was a considerable loss of enzyme activity, and the α-CD conversion with starch was 19% and with bran, 27%. Beta-CD conversion was 21% with starch and 15% with bran.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.