Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161623
Documento
Autor
Nome completo
João Luiz Pegoraro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1998
Orientador
Título em português
Educação ambiental: a temática da flora, da fauna e dos ambientes naturais (expressões da biodiversidade) a partir da educação formal
Palavras-chave em português
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo em português
Esta dissertação apresenta dados e reflexão sobre o papel de fontes formais e informais que atuam mediando o acesso ao patrimônio natural-cultural constituÃdo pela diversidade de espécies ou biodiversidade. A apresentação segue recente tendência de divisão em capÃtulos que guardam certa independência, embora interligados pelo eixo temático. O primeiro capÃtulo traz um pequeno histórico das iniciativas referentes a educação conservacionista, especialmente as que envolvem a flora e a fauna. Traz também breve discussão sobre a necessidade de se inserir os objetivos especÃficos dos programas educativos envolvendo flora, fauna e ambientes naturais aos objetivos mais abrangentes da Educação Ambiental e do ambientalismo. O segundo capÃtulo apresenta uma análise de ilustrações da flora e da fauna presentes em livros didáticos das disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia para o ensino fundamental e médio. O terceiro capÃtulo traz dados referentes a uma amostra de alunos do ensino médio de escolas públicas, da região de Campinas-SP, e o quarto capÃtulo apresenta a consulta a uma amostra de professores de Ciências, Biologia e Geografia. Incluiu-se ainda um capÃtulo com algumas propostas de ações concretas potencialmente aplicáveis a educação formal. Pode-se concluir que o cotidiano urbano e a forma como se desenvolve o processo de escolarização, propiciam mais o contato e o aprendizado a partir de ambientes bastante antropizados, de paisagens artificializadas e do excesso de espécies exóticas, contribuindo para manter em relativo anonimato a rica e diversificada flora e fauna nativa. Detectou-se também que há limitadas fontes destinadas a intermediar e a fomentar a obtenção de informação, o contato e a aproximação com tais elementos. Com efeito, fontes informais, como a convivência, acabam destacadas como sede do aprendizado e de obtenção de informações sobre a temática da flora, da fauna e dos ambientes naturais
Título em inglês
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Resumo em inglês
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Data de Publicação
2018-11-27