• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1997.tde-20220207-225523
Document
Auteur
Nom complet
Gabriela Priolli de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 1997
Directeur
Titre en portugais
Educação ambiental voltada para a formação profissional na área ambiental e florestal
Mots-clés en portugais
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENGENHARIA FLORESTAL
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumé en portugais
Com o objetivo de analisar propostas de educação ambiental voltadas para a formação profiss10nal na área ambiental e/ou florestal, implementadas por instituições do Estado de São Paulo, foi realizado um levantamento de informações utilizando questionários, entrevistas e análise documental. Procurou-se fazer um mapeamento de projetos, que apresentassem uma perspectiva de formação profissional para adolescentes, em atividades como: viveiritas, mateiros, colhedores de sementes, atividades silviculturais, guias de ecoturismo e outras atividades em Unidades de Conservação e áreas verdes como, Jardineiro - paisagista e na arborização urbana. Analisou-se quatro projetos de educação ambiental direcionados para a formação profissional de adolescentes de 12 a 17 anos. Os projetos de educação ambiental pesquisados, apresentaram, em comum, a proposição de atividades técnicas florestais e em um deles a formação de paisagistas. Com base nas informações coletadas sobre estes projetos, realizou-se uma descrição de cada um, apontando a estrutura geral proposta e a partir desta descrição, indicou-se o que havia de comum entre eles, seus conflitos, limites, aproximações e também o que eles incorporavam de fato da proposta mais ampla de educação ambiental e do debate da profissionalização na área educacional e no campo das políticas sociais.
Titre en anglais
Environmental education related to professional formation in the environmental area and forestry
Resumé en anglais
An informatíon survey was carried out through questionnaíres, interviews and document analysis with the objectíve of analysmg proposals of environmental education related to professional formatíon in the environmental and/or forestry area. We tried to make a chart of projects wich could show a perspective of professional formatíon for adolescents ín such activities as nursey-men, forests, seed--catchers, forestry culture actívíties, echotourism, actívitíes in Preservat1on Units and green areas, landscape-gardener and urban tree-planting. Four projects of environmental education directed to professional formation of twelve to seventeen year-old adolescents emerged were analyzed. The researched projects of environmental education showed the sarne proposition ofthe forest technical activities and in only one of the formation of landscape- gardeners. Based on the collected information from these projects, each one was described pointing out the general structure proposed and from this what was comrnon among then was show, this conflicts, limitations, approaches and also what they really ambodied form a larger proposal of environmental education and of debate of professional formation m the education area and in the field of social politics.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-02-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.