• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155844
Document
Author
Full name
Joao Luis Zocoler
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1994
Supervisor
Title in Portuguese
Custos da irrigação por aspersão convencional em função da pressão de operação, diâmetros dos bocais e espaçamentos dos aspersores
Keywords in Portuguese
ASPERSORES
CUSTOS
ESPAÇAMENTO
IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
Abstract in Portuguese
O objetivo do presente trabalho foi propor um novo enfoque na determinação de custos da irrigação por aspersão convencional, bem como analisar a influência da pressão de operação, diâmetros dos bocais e espaçamentos dos aspersores (na linha lateral e entre linhas laterais) na uniformidade de distribuição de água e no custo anual total do sistema. A uniformidade de distribuição foi avaliada pelo coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC), tendo sido simuladas combinações de espaçamentos dos aspersores a partir do perfil de distribuição de um aspersor operando isoladamente. Já o custo anual total do sistema por hectare irrigado (CAT) em cada condição de pressão de operação, diâmetro dos bocais e espaçamentos dos efetuou-se pela soma dos gastos com aspersores bombeamento; mão-de-obra; manutenção e reparos; e equipamentos, sendo os últimos obtidos pelo somatório de funções do tipo potência para cada equipamento. Os resultados indicaram que o CUC foi influenciado significativamente pelas combinações de espaçamentos, diâmetros dos bocais e pressão de operação, enquanto o CAT foi influenciado somente pela combinação de espaçamentos e pela pressão de operação. Na média, o CUC reduziu à medida que se ampliaram os espaçamentos dos aspersores e quando se diminuíram os diâmetros dos bocais. Já o CAT, na média, aumentou ligeiramente quando se aumentou a distância dos aspersores somente na linha lateral, e reduziu acentuadamente quando se aumentou a distância somente entre linhas laterais. Também, na média, ocorreu um aumento do CAT com o acréscimo da pressão de operação. Uma regressão linear relacionando o CUC (variável independente) com o CAT (variável dependente) foi significativa, porém apresentou um coeficiente de determinação muito baixo.
Title in English
not available
Abstract in English
not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
ZocolerJoaoLuis.pdf (4.14 Mbytes)
Publishing Date
2018-11-27
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.