• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155844
Document
Auteur
Nom complet
Joao Luis Zocoler
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 1994
Directeur
Titre en portugais
Custos da irrigação por aspersão convencional em função da pressão de operação, diâmetros dos bocais e espaçamentos dos aspersores
Mots-clés en portugais
ASPERSORES
CUSTOS
ESPAÇAMENTO
IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
Resumé en portugais
O objetivo do presente trabalho foi propor um novo enfoque na determinação de custos da irrigação por aspersão convencional, bem como analisar a influência da pressão de operação, diâmetros dos bocais e espaçamentos dos aspersores (na linha lateral e entre linhas laterais) na uniformidade de distribuição de água e no custo anual total do sistema. A uniformidade de distribuição foi avaliada pelo coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC), tendo sido simuladas combinações de espaçamentos dos aspersores a partir do perfil de distribuição de um aspersor operando isoladamente. Já o custo anual total do sistema por hectare irrigado (CAT) em cada condição de pressão de operação, diâmetro dos bocais e espaçamentos dos efetuou-se pela soma dos gastos com aspersores bombeamento; mão-de-obra; manutenção e reparos; e equipamentos, sendo os últimos obtidos pelo somatório de funções do tipo potência para cada equipamento. Os resultados indicaram que o CUC foi influenciado significativamente pelas combinações de espaçamentos, diâmetros dos bocais e pressão de operação, enquanto o CAT foi influenciado somente pela combinação de espaçamentos e pela pressão de operação. Na média, o CUC reduziu à medida que se ampliaram os espaçamentos dos aspersores e quando se diminuíram os diâmetros dos bocais. Já o CAT, na média, aumentou ligeiramente quando se aumentou a distância dos aspersores somente na linha lateral, e reduziu acentuadamente quando se aumentou a distância somente entre linhas laterais. Também, na média, ocorreu um aumento do CAT com o acréscimo da pressão de operação. Uma regressão linear relacionando o CUC (variável independente) com o CAT (variável dependente) foi significativa, porém apresentou um coeficiente de determinação muito baixo.
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ZocolerJoaoLuis.pdf (4.14 Mbytes)
Date de Publication
2018-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.