Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160707
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo César Silveira Pessoa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1994
Director
Título en portugués
Desempenho de um sistema pivô central com diferentes configurações de emissores, ao longo do ciclo de uma cultura de milho (Zea mays L.)
Palabras clave en portugués
DESEMPENHO
EMISSORES
IRRIGAÇÃO POR PIVÔ CENTRAL
MILHO
Resumen en portugués
A seleção da configuração de emissores é a principal variável do projetista no dimensionamento de um sistema pivô central. A utilização de emissores de baixa pressão tem potencial para economizar energia, mas tende a agravar os problemas de manejo de água e solo, que podem anular os benefícios da economia energética. A presença da cultura e a dinâmica do meio agrícola são fatores que devem ser considerados num estudo da performance de um sistema de irrigação. Estudou-se o desempenho de um sistema pivô central de 166 m de raio, modificado na extremidade da lateral para simular um equipamento de 500 m, em três tipos de configuração de emissores (aspersor de impacto de média pressão, sprays fixo de baixa pressão em pendural e spray rotativo de baixa pressão) em três fases do ciclo da cultura de milho (Zea mays, L.): estabelecimento, vegetação e granação, utilizando duas lâminas por irrigação ( 25 e 6 mm). Os aspectos abordados foram o escoamento superficial, taxa de aplicação, consumo de energia, eficiência e uniformidade de aplicação. Foi desenvolvida uma metodologia para estimativa da curva de infiltração de água no solo sob irrigação de pivô central baseada na determinação da taxa de aplicação e de escoamento. Os resultados mostram que o escoamento e a taxa de aplicação aumentaram com a utilização de emissores de baixa pressão, sendo maiores para o spray fixo. O escoamento superficial, o perfil da taxa de aplicação e a eficiência de aplicação dos emissores foram alterados pela presença do dossel vegetativo. A retenção foliar variou para cada emissor e pode ser significativa quando se utilizam lâminas pequenas por irrigação. Estes resultados mostram que a presença da cultura deve ser considerada no desempenho do sistema de irrigação. A redução do consumo de energia pela utilização de emissores de baixa pressão pode chegar a 19 % e será mais significativa quanto maior a relação entre a pressão no ponto do pivô e a altura manométrica total. Os emissores de baixa pressão conseguiram uniformidade comparável ou superior aos de média pressão
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
not available
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-27