• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2019.tde-20191220-121049
Documento
Autor
Nome completo
Lazaro Nonato Vasconcellos de Andrade
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1998
Orientador
Título em português
Análise simulada na recuperação de solos afetados por sais e na resposta produtiva dos cultivos
Palavras-chave em português
ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO
CULTIVOS IRRIGADOS
MODELOS
RECUPERAÇÃO DO SOLO
SALINIDADE
SIMULAÇÃO
Resumo em português
Uma inter-relação entre a produção de uma cultura e a salinidade da água de irrigação é desenvolvida, utilizando-se um modelo de simulação em LEGAL (Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico), para a bacia do rio Salitre, no estado da Bahia, Brasil. A relação pode ser usada como uma função de produção para quantificar as ramificações econômicas de práticas que aumentam a salinidade da água de irrigação, tais como a disposição de água drenada da superfície dentro do sistema de suprimento de água de irrigação. Linhas de ordenação para níveis aceitáveis de salinidade da água de irrigação, em uma região, podem ser estabelecidas. O modelo pode também ser usado para determinar a suscetibilidade de uma cultura para uma região irrigada, se a salinidade da água de irrigação é alta. Em locais onde trabalhos experimentais são requeridos para determinar a resposta de produção da cultura à salinidade da água de irrigação o modelo pode ser usado como uma primeira estimativa de função de resposta
Título em inglês
Simulation analysis in the recuperation of salt afected soils and crop yield response
Resumo em inglês
A relationship between crop yield and irrigation water salinity is developed using a simulation model in LEGAL (Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico) for the basin of the Salitre river in the state of Bahia, Brazil. The relationship can be used as a production function to quantify the economic ramifications of management which increase irrigation water salinity, such as disposal of surface and sub-surface saline drainage water into the irrigation water supply system. Guidelines for the acceptable level of irrigation water salinity in a region can then be established. The model can also be used to determine crop suitability for an irrigation region, if irrigation water salinity is high. Where experimental work is required to determine crop yield response to irrigation water salinity, the model can be used as a first estimate of the response function.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.