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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1978.tde-20220207-195726
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Kideki Kawakami
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1978
Orientador
Título em português
Adoção de inovações na agricultura: aspectos teóricos e práticos de um modelo compreensivo
Palavras-chave em português
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA
TECNOLOGIA AGRÍCOLA
Resumo em português
O presente trabalho apresenta dois objetivos básicos. O primeiro é o de elaborar o modelo compreensivo do processo de tomada de decisão para inovar, permitindo aos órgãos voltados para a assistência técnica e extensão rural, particularmente interessados na difusão de tecnologia, analisar e elaborar estratégias de ação. O segundo objetivo é o de testar o modelo elaborado numa situação concreta, que é a introdução de silagem para bovinos em Prata, município situado no Triângulo Mineiro, programa este executado pela ACAR - Associação de Crédito e Assistência Rural. Para atingir o primeiro objetivo, tomou-se por base o trabalho elaborado por BURKE e MOLINA FILHO (1978), que enfatiza a percepção, a racionalidade e a não racionalidade, e os conceitos (ignorância, impotência e relutância) de GALJART (1971), numa abordagem sistêmica, procurando explicitar os fatores situacionais que afetam a tomada de decisão do produtor, o que permitiria maiores possibilidades de analisar e elaborar estratégias de ação. Desta forma, a situação, que no modelo de BURKE e MOLINA FILHO é colocada genericamente, no presente trabalho, apresenta-se explicitada em dez fatores que foram considerados os mais importantes para o processo de tomada de decisão para inovar. Esses fatores são: mercado, transporte, crédito, capacidade econômica, saúde, propriedade da terra, valores culturais, educação, status e prestígio, e participação grupal. Os fatores da situação constituem um sistema. Cada indivíduo percebe de forma diferente cada um dos fatores da situação. Estes fatores são responsáveis pela determinação de estados interiores (impotência, relutância e ignorância), que podem existir isolados ou juntos, a nível dos indivíduos tomadores da decisão. Este modelo foi aplicado numa realidade empírica e mostrou-se útil para explicar comportamentos de adoção e de não adoção por parte de pecuaristas do município pesquisado. Em termos de estratégia de ação, a partir do modelo, pode-se sugerir que somente com a modificação dos três estados poderia o pecuarista ou produtor rural vir a adotar determinada inovação. O modelo sugere que as estratégias devem levar em conta que: a) o indivíduo, para adotar, deve ter conhecimento da inovação e de aspectos referentes a ela; b) o indivíduo, para adotar, deve também ser capaz de fazê-lo, e os obstáculos a serem superados devem ser tanto os objetivamente existentes na situação, como os percebidos como existentes pelo individuo, mesmo que não sejam objetivamente reais; c) o indivíduo, para adotar, deve também estar disposto a fazê-lo, tendo uma atitude favorável à mudança e à aceitação de novos valores.
Título em inglês
Not available
Resumo em inglês
This study has two purposes: the first one is to construct a comprehensive model of the decision - making process to innovate, which will allow organizations working with technical assistance and rural extension, particularly the ones interested in the diffusion of technology, to build up strategies for action, and to analyze them; the second purpose of the study is to test the model in a real situation. The situation chosen for testing was the program developed by ACAR - Associação de Crédito e Assistência Rural-in Prata, a town in the Triângulo Mineiro, to lead farmers to adopt silage for cattle-feeding. To construct the model the author elaborated on the work done by BURKE and MOLINA FILHO (1978), who emphasize perception, rationality and non-rationality in the decision - making process, and upon the concepts of GALJART (1971) - ignorance, inability and unwillingness-using them in a systemic approach, and trying to find out the situational factors which are important in the decision - making process, therefore allowing greater possibilities to establish strategies for action, and to analyze them. The situational factors are only generally considered in the model proposed by Burke and Molina Filho. In this study it was found that there are at least ten important situational factors which affect farmers decisions to innovate. They are: market, transportation, farm credit, economic capacity, health, land property, cultural values, education, status and prestige, and group participation. The situational factors are a system. Each person perceives each one of them in a different way. The situational factors determine internal states (inability, unwillingness and ignorance) which can be found together or separately at the individual level. This model was tested in a real situation, and was found to be useful to explain adoption and non-adoption behavior among cattle raisers of Prata. Regarding strategies for action, the model suggests that in order to adopt an innovation, a farmer has to have changed those internal states mentioned above. The model also suggests that strategies for action should consider that: a) to adopt, a person should know the innovation and aspects related to it; b) to adopt, the individual must be able to do it, and the obstacles could be objectively existing in the situation or perceived as existing by the individual, even if they are not objectively real; c) the individual must be willing to adopt new values and have a favorable attitude toward change.
 
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Data de Publicação
2022-02-07
 
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