• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155135
Document
Author
Full name
Elizabeth Basso Bernardi
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1992
Supervisor
Title in Portuguese
Comparação de dietas artificiais para criação de Corcyra cephalonica (Stainton, 1865) (Lep., Pyralldae), visando a produção de Trichogramma
Keywords in Portuguese

CONTROLE BIOLÓGICO
CRIAÇÃO MASSAL
DIETA ARTIFICIAL
INSETOS PARASITOIDES
TRAÇA
Abstract in Portuguese
Desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo de se determinar, baseando-se em estudos biológicos e nutricionais, uma dieta adequada para criação de Corcyra cephalonica (Stainton, 1865) em laboratório, que permita a multiplicação deste hospedeiro alternativo para produção de Trichogramma. A pesquisa foi conduzida a 25 ± 2°C; UR 60 ± 10% e fotofase de 14 h. Foram comparadas 6 dietas artificiais (ingredientes expressos em partes): a) farinha de trigo integral (48,5), arroz triturado (48,5) e açúcar (3 ); b) arroz triturado (97) e açúcar (3); c) farinha de trigo integral (48,5), farinha de arroz (48,5) e açúcar (3) ; d) farinha de trigo integral (97) e levedura de cerveja (3); e) germe-de-trigo (97) e levedura de cerveja (3); f) farelo-de- arroz (94), açúcar (3) e levedura de cerveja (3). Os estudos comparativos foram baseados na medição de parâmetros biológicos de C. cephalonica nas 6 dietas utilizadas, bem como na avaliação do efeito da nutrição nos ovos produzidos sobre o parasitismo por Trichogramma pretiosum Riley, 1879. Todas as dietas estudadas permitiram o desenvolvimento de C. cephalonica, embora as dietas à base germe-de-trigo e levedura de cerveja e aquela composta de farelo-de-arroz, açúcar e levedura de cerveja tenham sido as mais adequadas para criação da traça. Elas reduziram o ciclo total (ovo-adulto), concentraram o período de postura e deram origem a adultos mais pesados. Nestes meios foram obtidos, através do estudo de tabelas de vida de fertilidade, maiores taxas liquidas de reprodução (Ro) e razão finita de aumento (λ). Os ovos, obtidos de adultos criados nestas dietas, exerceram atração ao T. pretiosum, permitindo um bom desenvolvimento do parasitóide. Em geral, a nutrição afetou o parasitismo por T. pretiosum, especialmente a duração do ciclo de vida.
Title in English
not available
Abstract in English
not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2018-11-27
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2020. All rights reserved.