• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155135
Documento
Autor
Nombre completo
Elizabeth Basso Bernardi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1992
Director
Título en portugués
Comparação de dietas artificiais para criação de Corcyra cephalonica (Stainton, 1865) (Lep., Pyralldae), visando a produção de Trichogramma
Palabras clave en portugués

CONTROLE BIOLÓGICO
CRIAÇÃO MASSAL
DIETA ARTIFICIAL
INSETOS PARASITOIDES
TRAÇA
Resumen en portugués
Desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo de se determinar, baseando-se em estudos biológicos e nutricionais, uma dieta adequada para criação de Corcyra cephalonica (Stainton, 1865) em laboratório, que permita a multiplicação deste hospedeiro alternativo para produção de Trichogramma. A pesquisa foi conduzida a 25 ± 2°C; UR 60 ± 10% e fotofase de 14 h. Foram comparadas 6 dietas artificiais (ingredientes expressos em partes): a) farinha de trigo integral (48,5), arroz triturado (48,5) e açúcar (3 ); b) arroz triturado (97) e açúcar (3); c) farinha de trigo integral (48,5), farinha de arroz (48,5) e açúcar (3) ; d) farinha de trigo integral (97) e levedura de cerveja (3); e) germe-de-trigo (97) e levedura de cerveja (3); f) farelo-de- arroz (94), açúcar (3) e levedura de cerveja (3). Os estudos comparativos foram baseados na medição de parâmetros biológicos de C. cephalonica nas 6 dietas utilizadas, bem como na avaliação do efeito da nutrição nos ovos produzidos sobre o parasitismo por Trichogramma pretiosum Riley, 1879. Todas as dietas estudadas permitiram o desenvolvimento de C. cephalonica, embora as dietas à base germe-de-trigo e levedura de cerveja e aquela composta de farelo-de-arroz, açúcar e levedura de cerveja tenham sido as mais adequadas para criação da traça. Elas reduziram o ciclo total (ovo-adulto), concentraram o período de postura e deram origem a adultos mais pesados. Nestes meios foram obtidos, através do estudo de tabelas de vida de fertilidade, maiores taxas liquidas de reprodução (Ro) e razão finita de aumento (λ). Os ovos, obtidos de adultos criados nestas dietas, exerceram atração ao T. pretiosum, permitindo um bom desenvolvimento do parasitóide. Em geral, a nutrição afetou o parasitismo por T. pretiosum, especialmente a duração do ciclo de vida.
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.